28 de maio de 2007

Visita às escolas do Projeto Xadrez na Escola

A Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí (SEDUC), iniciará dia 4 de junho (2ª feira), visitas às escolas que participam do Projeto Xadrez na Escola com o objetivo de fazer coleta de dados e entrevistar integrantes da equipe escolar(docente, pedagogo e direção) e alunos.

Quadro de visita as escolas do Projeto Xadrez na Escola

REGIÃO NORTE

João Climaco, Anísio de Abreu, Engenheiro Sampaio e Benjamim Batista, dia 4 de junho, 2ª feira, no turno manhã.

Liceu, Dom Severino e Barão de Gurgüéia, dia 4 de junho, 2ª feira, no turno tarde.

Helvídio Nunes, Severiano Sousa e Cecem Oliveira, dia 5 de junho, 3ª feira, no turno manhã.

Godofredo Freire, Henrique Couto e José Cândido, dia 5 de junho, 3ª feira, no turno tarde.

Matias Olímpio e Anicota Bulamarque, dia 12 de junho, 3ª feira, no turno manhã.

Nota: nas semanas seguintes colacaremos os cronogramas restantes.

27 de maio de 2007

PROBLEMA 2


Em um problema direto de Mate em dois lances, a solução deve apresentar, simultaneamente, os três movimentos extraordinários de Xadrez - promoção, "en passant" e roque. (REZENDE, 2002, p. 153):


As brancas jogam e dão mate em dois lances.

Resultado em 10 de junho de 2007.

Deixe sua resposta no quadro de comentários.

Resposta do Problema 1:

1. De8,

Se:

1..., b5; 2. Da8++

1..., Ra6; 2. Da4++

1..., b6; 2. Da8++ ou Da4++

Problema 1

Problema de xadrez:

Jogam as brancas e dão mate em 2 lances.


Resultado em: 3 de junho de 2007.


Deixar a resposta na parte do comentário.

REGRAS DO XADREZ

Introdução

O jogo de Xadrez é jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezasseis peças: Um Rei, uma Dama, duas Torres, dois Bispos e oito Peões
O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte:


As peças na linha de baixo e da esquerda para a direita são: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre.
Os jogadores movimentam alternadamente uma das suas peças, sendo sempre o jogador com as brancas o primeiro a começar. Um movimento consiste em pegar numa peça e coloca-la numa nova casa respeitando as regras de movimento. Só o Cavalo é que pode passar por cima de outras peças.
Existe um movimento especial denominado Roque em que um jogador pode movimentar duas peças simultaneamente.
Um jogador pode Capturar peças do adversário, para faze-lo tem de movimentar uma das suas peças para uma casa que contenha uma peça inimiga, respeitando as regras de movimento. A peça capturada é retirada do tabuleiro. (A captura não é obrigatória) O jogo termina quando se atingir o mate ou uma situação de empate.

Regras de Movimento:
Rei
O Rei pode mover-se uma casa na horizontal, vertical ou diagonal. O Rei do lado a jogar nunca pode estar em xeque após a realização de uma jogada. Se não for possível evitar que o Rei esteja em cheque a posição passa a ser de mate e o lado do Rei que está a ser atacado perde.







Dama
A Dama pode movimentar-se um qualquer número de casas na horizontal, vertical ou qualquer em uma das diagonais.
Torre
A Torre pode movimentar-se um qualquer número de casas na horizontal ou vertical.

Bispo
O Bispo pode movimentar-se um qualquer número de casas em qualquer uma das diagonais.

Cavalo
O Cavalo movimenta-se em forma de L, e é a única peça que pode "saltar" por cima de outras. O movimento do cavalo define-se como: duas casas numa direção e outra na perpendicular.
Peão
O peão move-se de formas distintas quer se esteja a mover ou a capturar uma peça. Quando um peão se move avança uma casa na vertical em direção ao lado do adversário. Se ele ocupar a sua casa inicial pode avançar uma ou duas casas. Para capturar o peão move-se uma casa na diagonal.
Lances especiais: promoção de peão, peão passante e roque.
Tomada en-passant
Um movimento especial dos peões chama-se tomada en-passant. Nas três figuras de cima pode ver-se uma tomada en-passant.Esta é possível quando um peão avança duas casas e quando simultaneamente um peão inimigo se encontra em posição de ataque à casa por onde o peão que se move passa. Nesse caso o peão atacante pode capturar o que se move movendo-se para a casa de passagem. Esta tomada só pode acontecer no lance seguinte ao movimento.
Promoção
Outro movimento característico dos peões é a promoção. Esta acontece quando um peão atinge a última linha, ou inversamente a primeira do adversário. Quando isso acontece o jogador tem de converter o Peão numa Dama, Torre, Bispo ou Cavalo.
Roque
O roque é um lance especial em que o Rei e a Torre se movimentam simultaneamente. Este só pode ser realizado uma vez por cada jogador.
Para o roque ser possível têm de se verificar as seguintes condições:
- O Rei que vai fazer o lance não se pode ter movido durante o jogo.
- A Torre vai fazer o lance não se pode ter movido durante o jogo.
- O Rei envolvido não está em xeque.
- Todas as casas entre o Rei e a Torre têm de estar desocupadas.
- O Rei não passa por uma casa atacada por uma peça inimiga durante o movimento.
- A casa de destino do Rei não está a ser atacada.
- O Rei e a Torre têm de ser do mesmo lado.O movimento de roque consiste no Rei movimentar-se duas casas na direção da Torre e a Torre passar para a casa adjacente ao Rei do lado oposto ao que se encontra inicialmente.
Xeque, Mate e Empate
Xeque
Quando o Rei está a ser atacado por uma peça inimiga diz-se que este está em xeque. No final da jogada o Rei não pode ficar em cheque, se o jogador se enganar e deixar o Rei nessa situação este terá de refazer o lance, neste caso a regra piece tuche piece joue se possível tem de ser respeitada.
Caso não seja possível deixar o Rei sem estar em xeque a posição passa a ser de mate e o jogo termina com derrota para o lado que se move.
Mate
O jogador que está em xeque não pode evitar que o seu Rei deixe de o estar no final do seu lance. Esta situação é designada mate e implica a derrota para o lado do Rei que está em xeque vitória para o outro.
Empate
Quando o lado a mover não tem nenhuma jogada legal que possa realizar e não está em xeque o jogo termina com empate.
Outras Regras
Desistência e Proposta de Empate
Um jogador pode desistir a qualquer momento, o que implica a sua derrota.
Após realizar uma jogada um jogador pode propor empate. O adversário pode aceitar, o jogo termina com empate, ou recusar, o jogo continua regularmente.
Repetição de Posições
Quando a mesma posição é atingida três vezes com o mesmo lado a jogar, este pode optar por terminar o jogo com empate.
De notar que posições antes a após roque são consideradas diferente.
Regra das 50 jogadas
Se existirem 50 jogadas consecutivas sem capturas ou movimentos de peões, isto é 50 lances para as brancas e 50 lances para as pretas, qualquer dos jogadores pode optar por terminar o jogo com empate.
Tocar nas PeçasEsta regra diz que quando se toca numa peça esta tem de ser jogada, ou do francês: "piece touche piece joue".

2° Curso de xadrez

Realizado o 2ª curso de capacitação de instrutores dos Projetos: Xadrez Escolar e 2º Tempo (MEC/SEDUC) nos dias 25 e 26 de maio.
Participaram 16 professores da área de Educação Física que fazem parte do 2º Tempo e 4 do Xadrez Escolar.
O prof. Felinto (Supervisor do Xadrez Escolar) compareceu ao curso no sábado e aproveitou o ensejo para avisar que no dia 6 de junho haverá uma reaunião com todos no auditório da SEDUC. Deu elucidações de como deve ser aplicado o projeto (Xadrez Escolar) nas escolas e ofertou um brinde aos presentes: um jogo de xadrez.
Compareceu também ao local o prof. Furtado (supervisor do 2º Tempo).
A professora que ganhou o brinde foi Márcia Sales (U.E. Didácio Silva - 2º Tempo). Parabéns!!!

Curso de Xadrez

Realizado o 1ª curso de capacitação de instrutores dos Projetos Xadrez Escolar e 2º Tempo (MEC/SEDUC) nos dias 18 e 19 de maio, com a participação de mais de 15 professores, do prof. Felinto (Supervisor do Xadrez Escolar) e Furtado e Maneul (2º Tempo). Professor multiplicador Jefferson Miranda.

O que é o xadrez?

Jogo de tabuleiro em que dois adversários disputam sobre um território demarcado por 64 casas de duas cores. Casa jogador tem 16 peças, normalmente pretas e brancas. Cada grupo, que pode ser denominado exército, é composto de seis tipos de peças. São oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma dama e um rei para cada lado. O objetivo do jogo, que conduz a vitória, é capturar (dar xeque-mate) o rei adversário.