21 de novembro de 2007

TORNEIO de XADREZ em PARNAÍBA

Fui informado - via e-mail - que na quinta(15), sábado(17) e domingo(18) o Torneio Parnaibano de Xadrez, com as seguintes classificações:
1º lugar: Paulo Gaspar
2º lugar: Carlos Leonardo
3º lugar: Erasmo Marcio Facão.
O responsável pela informação foi nosso colega enxadrista Carlos Leonardo Viana da Rocha (maxcot13@hotmail.com) que conheci no sábado (10/nov) através do prof. Felinto (Supervisor do Projeto Xadrez na Escola - SEDUC/MEC).
Parabéns Carlos pelo seu esforço em divulgar o xadrez!
Prof. Jefferson Miranda

18 de novembro de 2007

Curso de Xadrez no PRO CAMPUS

Foi realizado no sábado (17 de novembro) a última aula do Curso de Xadrez do ano de 2007 na Escola Pro Campus com a promessa de realização do I Torneio do Pro Campus de 2007.
Abaixo estão os planos de aulas das últimas atividades em sala.
Observe que são dois planos, pois cada turma foi dividida ao meio: uma parte foi para o Laboratório de Informática - acessar o endereço www.ojogos.com.br/categorias/jogosdetabuleiro/ - e a outra, ficou em salas para estudar a anotação algébrica e o Mate Pastor.
5º PLANO DE AULA
(LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA)
Dados
Escola: PROCAMPUS
Professor Jefferson Miranda
Duração da atividade: 50 minutos Data da aula: 17/11/2007
[ X ] Ensino Fundamental [ ] Ensino Médio 5ª e 6ª Séries
Conteúdos: respeito às regras, paciência, entretenimento lúdico e uso das tecnologias.
Disciplinas envolvidas: Matemática, Recreação e Informática.
Objetivos
Objetivo Geral
Acessar endereços eletrônicos para jogar (on-line) com o computador.
Objetivos específicos
· Desenvolver habilidades treinando o movimento e capturas com o cavalo.
· Jogar contra um programa (robô), partidas de xadrez em nível iniciante.
Metodologia
1. Inicialmente, a turma deve ser dividida de modo que, os alunos que participaram das atividades no Laboratório de Informática (L.I.) e/ou os que, aqueles ausentes na aula do dia 10 de novembro deverão ficar na sala. A outra parte da turma seguirá para L.I.
2. Lá, os alunos deverão acessar o instrutor deve informar que será uma aula de pesquisa (exclusiva) em sites sobre o jogo de xadrez.
2. Após a disposição do aluno frente ao micro, ele deverá acessar o seguinte endereço: www.ojogos.com.br/categorias/jogosdetabuleiro/. Deve ser elucidado que a sala abriga diversos jogos, entre eles, versões de
3. Dentro dos sites, deve-se acessar primeiro o ícone robo chess para jogar contra a máquina. Essa atividade deve ter, aproximadamente, 20 minutos. Seguindo, deve-se acessar, no mesmo site, o ícone crazy chess – que é um treino com os movimentos com o cavalo. A atividade deve ter uma duração de 20 minutos. Após acessarem os dois jogos o aluno poderá explorar o site.
4. Por fim, chame a atenção dos alunos para a relevância de realizar atividades via internet.
Recursos:
· Quadro acrílico
· Pinceis para quadro branco preto e azul
· Computador
Acompanhamento:
Como critérios serão considerados: o desempenho do aluno com respeito às regras, seu empenho em participar dos exercícios propostos e o interesse pelo uso das tecnologias.
Bibliografia
GIUSTI, Paulo. Xadrez da Escola aos Primeiros Torneios – vol I. São Bernardo do Campo: Barcarola Editora, 1999.
RESENDE, Sylvio. Xadrez na Escola – Uma abordagem didática para principiantes. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2002.
SILVA, Wilson da. Curso de Xadrez Básico – jogos pré-enxadrísticos. Curitiba: 2002.
FILGUTH, Rubens. Xadrez de A a Z – Dicionário Ilustrado. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005.

5º PLANO DE AULA
(AULA EXPOSITIVA E PRÁTICA)
Dados
Escola: PROCAMPUS
Professor Jefferson Miranda
Duração da atividade: 50 minutos Data da aula: 17/11/2007
[ X ] Ensino Fundamental [ ] Ensino Médio 5ª e 6ª Séries
Conteúdos: respeito às regras, paciência, autocontrole, entretenimento e lógoca.
Disciplinas envolvidas: Ética e Recreação.
Objetivos
Objetivo Geral
Desenvolver as habilidades adquiridas em aulas anteriores sobre os movimentos e técnicas do jogo de xadrez.
Objetivos específicos:
· Realizar disputas com adversários em sala de aula.
· Aprender a anotação algébrica para fonte no registro de partidas.
Metodologia
1. Inicialmente, a turma deve ser dividida de modo que, os alunos que participaram das atividades no Laboratório de Informática (L.I.) e/ou, aqueles ausentes na aula do dia 10 de novembro, deverão ficar na sala. A outra parte da turma seguirá para L.I.
2. Após a disposição dos alunos em pares (emparceiramento), o instrutor deve distribuir os jogos para jogarem num período de 20 minutos.
3. O instrutor deve observar as partidas disputada por todos para avaliar a ação no “feedback”, caso seja identificado a carência de algum membro.
4. A demonstração da anotação algébrica deve ser ministrada mediante a apresentação de um mate elementar: mate pastor. Deve-se enfatizar a importância do registro de uma partida, enaltecendo o fato histórico do primeiro registro realizado em 1640.
5. Por fim, chame a atenção dos alunos para a relevância de realizar atividades via internet.
Recursos
· Quadro acrílico;
· Pinceis para quadro branco preto e azul;
· Tabuleiro mural;
· Jogos de xadrez.
Acompanhamento
Como critérios serão considerados: o desempenho do aluno com respeito às regras, seu empenho em participar dos exercícios propostos e o interesse pelo jogo.
Bibliografia
GIUSTI, Paulo. Xadrez da Escola aos Primeiros Torneios – vol I. São Bernardo do Campo: Barcarola Editora, 1999.
RESENDE, Sylvio. Xadrez na Escola – Uma abordagem didática para principiantes. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2002.
SILVA, Wilson da. Curso de Xadrez Básico – jogos pré-enxadrísticos. Curitiba: 2002.
FILGUTH, Rubens. Xadrez de A a Z – Dicionário Ilustrado. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005.
Jefferson Miranda
Teresina - PI