5 de fevereiro de 2008

Visitas às Escolas

Iniciarão em Março de 2008 visitas às Escolas Estaduais que têm o Programa Xadrez Escolar, pela Supervisão.
Primeiramente, será realizado um levantamento dos professores (instrutores) em ativa e as escolas que necessitam de curso, instrutor e material (reposição). Após a relação dessas informações será publicado neste Blog o cronograma de atividades para o 1º semestre de 2008.
Em breve será divulgado o resultado da pesquisa realizada com alunos do Programa (2007).
Jefferson Miranda
Teresina - PI

CURIOSIDADES

Tenho mencionado constantemente a palavra “Caissa”, mas qual sua origem?
Caissa é a "Deusa Padroeira" dos xadrezistas. Ela foi criada em 1763 por Sir William Jones num poema intitulado Caissa. Inspirado por de Scacchia Ludus (na imagem), o poema relata a história da invenção do xadrez por Marte. No final do poema pode ler-se o seguinte:
. . . fram'd a tablet of celestial mold
Inlay'd with squares of silver and gold;
Then of two metals form's the warlike band.
That here compact in show of battle stand;
He taught the rules that guide the pensive game,
And call'd it Caissa from the dryad's name.
Whence Albion's sons, who most its praise confess,
Approved the play and named it thoughtful Chess.
Traduzindo:
. . . fram uma tablete de molde celestial
Embuta com quadrados de prata e ouro;
Então de dois forma de metais é a faixa bélica.
Que aqui compacto em espetáculo de posto de batalha;
Ele ensinou as regras que guiam o jogo pensativo,
E chama isto Caissa do nome do dryad.
De onde os filhos de Albion que mais mais seu elogio confessa,
Aprovado o jogo e nomeou isto Xadrez pensativo.
Jefferson Miranda
Teresina - PI

3 de fevereiro de 2008

1° Torneio Colônia de Férias do CSU do Parque Piauí - 2008

Foi realizado na quinta-feira (1º de fevereiro) no Centro Social Urbano do Parque Piauí o I Torneio Colônia de Férias do CSU de 2008, com a participação de dez membros da comunidade: Luciano, Ricardo, Jefferson, Tiago, Cláudio, Dean, Willian, Diego e Dunga.

No emparceiramento foi utilizado o programa Swiss Perfect 98 (Sistema Suíço), sendo que as premiações constaram de medalhas para os três primeiros colocados e um jogo de xadrez para o primeiro.

A competição contou com a presença do prof. Felinto Ribeiro (Supervisor do Programa Xadrez Escolar) e prof. Jefferson Miranda (multiplicador e árbitro de xadrez).

Classificação:
1º Lugar: Luciano (jogo e medalha)
2º Lugar: Ricardo (medalha)
3º Lugar: Jefferson (medalha)

Em nossas arbitragens temos tomado cuidado em procuramos "descartar" o Sistema de Eliminatória (simples), por concordamos que este provoca o desinteresse e não mede uma competição justa. O Sistema de Liga ou Suíço são os mais aplicados.
O nível da garotada no Torneio do CSU do Parque Piauí é mediana, mas a ansiedade de participação foi grande. Entretanto, o evento deixou claro – pelas indagações dos presentes – que há uma grande carência de competições para xadrez em Teresina.
Ora, atividades como essas são realizadas freqüentemente por escolas da rede pública estadual, onde devem participar somente alunos devidamente matriculados.
Temos ainda a promoção de competições pelo Clube de Xadrez de Teresina, que de alguma forma, após mudarem de endereço, elitizaram-se mais ainda.
Antes, mesmo pouco divulgado, o clube era de fácil acesso à sua sede (próximo ao clube da ADUFPI), mesmo tendo lá, muitas “estrelas”.
Contudo, quero ressaltar a importância de poucos membros da entidade – sem citar nomes – que lutaram pela popularização da “arte” e que, quando me referi a “estrelas”, é porque são bons mesmos! Pois considero os melhores de nossa Capital. Mas, aí não deveriam se dar o "direito" de monopolizar - pela exclusividade e o isolamento - do conhecimento que têm...
Mesmo isso sendo público e notório da "excelência enxadrística", em nosso tempo, é como nadar contra a maré... o jogo de xadrez tomou seu lugar e gosto pelo povão. Deixou de ser algo de acesso a poucos abastados do país.
Ora, se o Sul, em particular Rio e São Paulo, pensam assim, imagine esses dinossauros do Piauí.
Torcemos que 2008 tenha mais aprendizes alucinados pela “Arte de Caissa” e que diminuem as indiferenças, afinal todos nós compomos uma só Nação.
Até breve e abraços para todos que tenham acessado nosso espaço.
Jefferson Miranda
Multiplicador e árbitro de xadrez