CURSO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (86)9926-0905 TIM, 8808-8118 OI, 8109-2861 VIVO E-mail: xadrezdopiaui@hotmail.com
28 de abril de 2008
Continuação do Curso de Capacitação
TREÇA-FEIRA = manhã (8:00 - 11:30 h) e a tarde (13:30 - 17:00 h) ;
QUARTA-FEIRA = tarde (13:30 - 17:00 h).
Desta forma concluiremo o primeiro curso de xadrez para professores de nível iniciante.
A sugestão é que após esta semana, os professores capacitados deverão formar suas turmas, iniciando assim as atividades do curso de xadrez.
Importante: fazer uma cópia da lista de alunos por turma e deixar em anexo os horários das aulas. Esse material deverá ser entregue a pessoa responsável na sua regional, pois estes encaminharão para Unidade de Ensino Aprendizagem (UNEA) para lá ser entregue ao prof. Felinto Ribeiro.
Jefferson Miranda
Multiplicador
24 de abril de 2008
INÍCIO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DO ESTADO DO PIAUÍ
NOME | ESCOLA |
ANTÔNIA ALVES RIBEIRO | RALDIN BASTOS |
ANTÔNIA SOLANE FURTADO BARROS | ANICOTA BURLAMAQUI |
EDILENE MARIA DO N. VIEIRA | FLORESTAN FERNANDES |
EDNA LOPES COUTINHO | GODOFREDO FREIRE |
EDNÉIA SIMÕES | |
ETEVALDO GONSALVES DO NASCIMENTO | |
FRANCISCO DE ASSIS | LORIVAL PARENTE |
FRANCISCO TEIXEIRA | FIRMINA SOBREIRA |
FRANCISCO XAVIER JÚNIOR | RES. PEDRA MOLE |
IEDA G. SOARES | FRANCISCA VIEIRA |
IRENE MARIA DE FAIAS TITO | RAIMUNDO WALL FERRAZ |
JORGE LUIS MACHADO FERNANDES | ROBERT CARVALHO |
MARIA DE LOURDES DA COSTA | REGIONAL |
MARIA ONEIDE | FRANCISCO CESAR |
NÚBIA | AGRIPINO OLIVEIRA |
RAIMUNDO NONATO A. SOARES JÚNIOR | LUCÍDIO PORTELA |
REGINA LÚCIA | JAMES AZEVEDO |
ROSÂNGELA GOMES DE VASCONCELOS | |
SAARA M. DA C. SOARES | CRISTINO C. BRANCO |
VALDINAR MARIA FERREIRA | ANÍSIO DE ABREU |
WESLEY BEZERRA PORTELA | |
O curso continua nesta 5ª feira (24/04) a partir das 13:30 às 16:00 horas, com previsão para mais dois encontros na próxima semana (a ser definido os horários).
O Supervisor do Projeto Xadrez Escolar estará presente nesta tarde.
Jefferson Miranda
Teresina - PI
23 de abril de 2008
PLANO DE CURSO PARA INSTRUTOR DE XADREZ
GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA – SEDUC
REGIÃO ADMINISTRATIVA CENTRO
UNIDADE ESCOLAR ENGENHEIRO SAMPAIO
PROFESSOR MULTIPLICADOR JEFFERSON MIRANDA
PLANO DE CURSO
EMENTA
Conceitos fundamentais do jogo de xadrez. Regras básicas: tabuleiro, peças, movimentos e capturas, xeque e xeque-mate, movimentos especiais, empates. Princípios gerais: na abertura, no meio-jogo, no final. Conselhos: práticos e éticos. História do xadrez no mundo, no Brasil e no Piauí. Anotação algébrica.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar a aquisição de conhecimentos das noções elementares e regras básicas do jogo de xadrez, sob orientações pedagógicas.
· Ensinar as características do tabuleiro de xadrez;
· Ensinar o movimento das peças do jogo de xadrez: bispo, torre, peão, dama, rei, cavalo e seus lances especiais;
· Fazer a interdisciplinaridade associando do conhecimento técnico do jogo de xadrez com as distintas disciplinas das áreas humanas e exatas;
· Instruir sobre os tipos de empates de uma partida de xadrez;
· Mostrar as fases de uma partida: dando ênfase à abertura e final;
· Analisar finais de partidas e problemas;
· Relatar o aspecto histórico e social do jogo de xadrez.
- Informações fundamentais
1.1. objetivo do Projeto Xadrez Escolar
1.2. condições de trabalho
1.3. direitos e deveres do professor-instrutor de xadrez
1.4. a importância interdisciplinar do jogo
1.5. sugestões práticas
- Regras básicas do jogo de xadrez
2.1. tabuleiro
2.2. peças
2.3. movimentos e capturas
2.4. xeque e xeque-mate
2.5. movimentos especiais
2.6. empates
- Anotação
3.1. algébrica
3.2. noções da descritiva
- Princípios gerais
4.1. na abertura
4.1.1. peão do rei (e2-e3 ou e2-e4)
4.1.2. peão da dama (d2-d3 ou d2-d4)
4.1.3. abertura ou defesa?
4.2. no meio-jogo
4.3. no final
4.3.1. torre e rei x rei
4.3.2. duas torres e rei x rei
4.3.3. dama e rei x rei
4.3.4. peão e rei x rei (elementar)
4.3.5. regra do quadrado
- Conselhos:
5.1. Práticos
5.2. éticos
- História do xadrez
6.1. no mundo
6.2. no Brasil
6.3. no Piauí
METODOLOGIA
Utilizar-se-á a metodologia de aulas expositivas dialogadas, seguindo com resolução de exercidos em atividades em grupo.
Como o curso é uma capacitação para docentes, será dado ênfase a avaliação diagnóstica em coletivo para promover a interação da cooperatividade entre os elementos do grupo durante a realização dos exercícios de aprendizagem e sugerir uma metodologia em suas práticas no curso aos alunos.
Esta metodologia faz-se necessário, visto que, o professor-instrutor precisa entender que esse projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades cognitivas do aluno, não obstante, esquecendo a aprendizagem e estimulando ao desenvolvimento no social.
Adotar-se-á, após o processo de aprendizagem dos conteúdos técnicos inerentes ao jogo, exercícios problemas a serem resolvidos em coletivo e uma competição entre os presentes com o objetivo de demonstrar como realizar um torneio escolar de jogo de xadrez.
Pretende-se, ainda, confeccionar o xadrez pet fazendo o corte e colagem em tampas de garrafas pet.
RECURSOS DIDÁTICOS
Apostila com conteúdos específicos; retroprojetor e transparências; notebook e projetor; aparelho de DVD e TV; filmes alusivos ao jogo de xadrez; quadro acrílico e pincel; textos; papel A-4, borracha, lápis, caneta, cola, tesoura, tampas de garrafas pet.
RESENDE, Sylvio. Xadrez na Escola: uma abordagem didática para principiantes. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2002.
MOLDES PARA PEÇAS DE XADREZ
22 de abril de 2008
Curso de Xadrez - Iniciantes
O objetivo geral do curso é ensinar as noções elementares das regras do jogo de xadrez acompanhadas de orientações pedagógicas, preparando, assim, os professores para dar continuidade ao Programa Xadrez Escolar em Escolas que já tenham o "kit dos jogos de xadrez".
O curso tem duração de 24 h/a, sendo, inicalmente, 4 h/a na 4ª e 4 h/a na 5ª feira, a partir das 13:30.
Em caso de alguma dúvida, contatctar:
Prof. Felinto Ribeiro - Supervisor
3216 - 3244 (SEDUC/UNEA) ou 8803 - 4465 (cel. pessoal)
Prof. Jefferson Miranda - Multiplicador
9929 - o9o5 (cel. pessoal)
Até breve.
5 de abril de 2008
OPINIÃO
FATOS E SUPERSTIÇÕES SOBRE OS
EFEITOS PEDAGÓGICOS DO XADREZ
Por Hindemburg Melão Jr.
Mas tenho duas observações construtivas a fazer: sobre Xadrez para cegos e sobre efeitos do ensino de Xadrez sobre os alunos. Haveria mais algumas pequenas retificações a fazer, como o enunciado do problema do salto do Cavalo e outros detalhes de importância menor, mas estes podem ser encarados como descuidos e certamente não haverá reincidências. Por outro lado, os dois casos que comentaremos a seguir não foram descuidos e convém que sejam esclarecidos para evitar que se disseminem informações imprecisas sobre o assunto. No caso de Xadrez para cegos, Antonio Villar disse que é possível a um cego e a uma pessoa de visão normal jogarem de igual para igual, o que obviamente não procede, já que a pessoa cega precisa tatear o tabuleiro e as peças durante vários segundos para receber, de forma fragmentada, a mesma informação que o outro jogador recebe completamente e quase imediatamente apenas lançando um olhar sobre o tabuleiro.
Em 1998, joguei uma simultânea numa exposição do Anhembi com “portadores de necessidades especiais causadas pela ausência de visão”, eles sem ver e eu olhando. Um de meus adversários foi Roberto Carlos, melhor jogador cego do Brasil e várias vezes campeão nacional. Ele tinha visão normal, mas a perdeu num acidente, e testemunhou que a diferença entre jogar olhando e sem ver é muito grande. Estimo que a diferença talvez seja equivalente a jogar com 10 vezes menos tempo, além de diferenças que não podem ser comparadas em forma de proporção de tempo. Ele também joga às cegas (sem tabuleiro ou peças), mas nesse evento ele usou um tabuleiro adaptado e também comentou que acha muito mais difícil jogar sem tabuleiros e sem peças. Enfim, a expressão "de igual para igual" não é a mais apropriada. Talvez fosse mais exato dizer que “a ausência da visão não impossibilita a prática do Xadrez”.
Outro comentário inexato foi sobre haver estudos científicos que comprovam que o Xadrez desenvolve várias habilidades matemáticas, inclusive raciocínio lógico e capacidade de cálculo. Para começar, o termo "comprova" está descontextualizado, porque não pode ser usado quando tratamos de estudos empíricos. Só se pode provar, demonstrar ou comprovar alguma tese no âmbito abstrato, em Matemática ou Lógica. Em todas as ciências, por serem intrinsecamente empíricas, só se pode usar induções finitas, mas não deduções (na acepção mais estrita do termo), portanto o máximo que se pode fazer em Ciência é "corroborar", mas nunca "demonstrar" ou "provar". Além desse detalhe semântico, há outro mais grave, e foi isso que me motivou a escrever este artigo: refiro-me ao fato de não haver (que eu saiba) nenhuma pesquisa sobre ensino de Xadrez que tenha seguido uma metodologia que atenda aos critérios mínimos para desfrutar o status de "experimento científico". As pessoas geralmente tendem a estabelecer
intuitivamente e erroneamente muitas relações de causa e efeito que na verdade não existem, e isso acontece porque fazem associações sem tomar os devidos cuidados para descartar efeitos espúrios, de modo que não podem assegurar que as aparentes relações causadoras de determinados efeitos sejam necessariamente as únicas explicações para os tais efeitos, o que só seria possível após descartar as principais possíveis outras causas que seriam capazes de produzir exatamente os mesmos efeitos. Muitos e muitos erros são cometidos por isso, como é o caso da crença de que as teorias psicanalíticas sejam corretas, apenas pelo fato de os tratamentos psicanalíticos surtirem efeito, sendo que os motivos pelos quais estes tratamentos funcionam podem ser totalmente diferentes das explicações oferecidas pelos modelos teóricos.
Analogamente, se crianças que jogam Xadrez tiraram melhores notas do que aquelas que não jogam, isso não é suficiente para que se possa concluir quase nada sobre os efeitos do Xadrez sobre as notas escolares.
5. Qual a evidência unívoca de retroengenharia que sugere que haja de fato homenzinhos lá dentro, em vez de alguma outras estrutura?
************************************************************************************
No caso de Albert Frank, que é membro honorário de Sigma Society, fundador de Ludomind, referee internacional sobre Lógica e Matemática, lecionou na universidade de Bruxelas durante 30 anos, foi campeão de Bruxelas em 1968, passou mais de 10 anos na África ensinando Xadrez e
Matemática em vários países e é autor do livro "Chess and aptitudes" pela Federação de Xadrez dos Estados Unidos (USCF), comentei com ele sobre alguns problemas no estudo que ele realizou, e ele me explicou que há vários problemas operacionais que tornam um estudo mais rigoroso praticamente impossível, devido aos custos que teria e ao número de professores que precisaria ser mobilizado. Ele conhece a maioria dos procedimentos necessários para assegurar a validade de um estudo sério, porém não dispunha dos recursos necessários para empreender tal pesquisa. No caso do estudo dele, envolveu centenas de crianças de diferentes faixas etárias, que foram divididas em dois grupos: um recebeu aulas de Xadrez e o outro não. Foram comparadas as notas escolares dos dois grupos em vários períodos a contar do início do curso, inclusive antes do curso. Constatou-se que os alunos que participaram do curso tiveram melhores notas, melhores atitudes perante o estudo, melhor conduta social etc., e estas melhorias aumentaram à medida que permaneciam mais tempo no tempo no curso. Estes são os fatos brutos.
1 - A decisão sobre participar do curso ou não cabia às crianças, portanto houve ego-seleção e os dois grupos não foram equivalentes. Seria preciso que os dois grupos fossem definidos por sorteio, tornando-os tão equiparáveis quanto possível. Portanto não há como saber se foi o Xadrez que produziu o incremento no desempenho escolar ou se as diferenças dos integrantes dos grupos já predispunha alguns (ou todos) de cada grupo a um ritmo evolutivo diferente, sendo aqueles interessados por Xadrez naturalmente mais propensos a melhorar suas notas, independente das aulas de Xadrez. Além disso, seria importante anotar quais alunos quiseram participar do curso, quais não quiseram, quais foram indiferentes, e quais os níveis de interesse demonstrados por cada um (níveis de interesse avaliados subjetivamente pelos próprios alunos, como "quero muito", "quero mais ou menos" etc.). Obviamente a questão demagógica e pseudoética sobre obrigar as crianças assistirem a aulas que não desejam estaria fora de questão, já que há milênios as crianças são obrigadas a assistir a aulas de que não gostam, sem que sejam questionadas sobre o que querem ou não.
2 - As crianças que não tiveram aulas de Xadrez não receberam nenhum curso extracurricular no lugar do Xadrez, portanto não há como saber se foi o Xadrez que produziu a melhora nas notas de outras disciplinas ou se qualquer outra atividade extracurricular teria efeito semelhante. Seria necessário que houvesse um grupo de crianças aprendendo Xadrez, outro aprendendo Música, outro aprendendo Pintura, outro aprendendo Natação etc., com algumas dezenas de atividades diferentes, e depois comparar a variação das notas em cada grupo conforme o desenrolar dos cursos.
3 - Seria preciso que o mesmo professor lecionasse todas as atividades extracurriculares, para assegurar que o desenvolvimento diferenciado deveria ser atribuído à disciplina do curso, não ao professor (empatia entre alunos e professores, por exemplo). Mas nesse caso haveria o problema
4 - Seria preciso usar ferramentas estatísticas apropriadas, para verificar se as diferenças observadas não são flutuações estatísticas, mas sim diferenças "reais" (estatisticamente significativas). Análise de Variância (Anova, Manova, Ancova etc.), testes de homoscedasticidade,
testes de contraste entre médias, cálculos do coeficiente de homogeneidade, exclusão de outliers seriam o mínimo desejável. O ideal seria também fazer uma Análise Fatorial Hierárquica, um balanceamento robusto (em vez de excluir outliers), e usar Teoria de Resposta ao Item tanto para as notas nas provas quanto para o rating do Xadrez, que além de unificar o sistema de notas, a TRI é muito superior ao sistema Elo em acurácia e incomparavelmente superior ao sistema de notas escolaras habitualmente usado.
Um estudo com este formato possibilitaria quantificar, estratificar, ordenar, classificar, medir etc., e daria como resultado final algo assim: há P(x)% de chances de que o Xadrez, ensinado com
periodicidade P, durante o tempo T, contribui para aumentar em y% o desempenho na disciplina D, para alunos na faixa etária E1-E2. O mesmo cálculo poderia ser feito para outras atividades extracurriculares, com a probabilidade de cada uma aumentar em diferentes porcentagens o desempenho em cada disciplina (e no conjunto de todas as disciplinas), para alunos de cada faixa
etária (e de todas as idades), para cada duração de curso e cada freqüência de aulas. Enfim, seria
possível conhecer os efeitos de cada atividade sobre cada variável considerada.
tempo considero extremamente perigoso confiar nestas sensações subjetivas acompanhadas apenas de pesquisas muito rudimentares e totalmente inconclusivas.
Sobre o autor:
PESQUISA SOBRE O JOGO DE XADREZ
O Arcebispo e o Chanceler, peças do Xadrez Gótico, que têm suas origens no Xadrez de Capablanca, segundo a concepção do wikipedista Matt Hucke, montadas a partir de peças comuns de xadrez com o uso de estilete e cola.
O Xadrez Gótico é uma variante comercial do xadrez, inventada por Ed Trice e patenteada em 2002. É jogado num tabuleiro de 10 por 8 casas. Quase todas regras, como a captura en passant, são as mesmas ou similares ao xadrez tradicional.
A Federação de Xadrez Gótico relata que, em 2004, o jogo já era praticado em 47 países, com a marca atingida de aproximadamente 30.000 tabuleiros de xadrez gótico vendidos.
Peças e seus Movimentos
Peão (sem letras na notação algébrica): move-se e captura segundo as mesmas regras do xadrez tradicional.Pode ser promovido para qualquer peça, menos o rei.
Cavalo (na notação algébrica indica-se um cavalo com um N (do inglês knight), uma vez que C já é utilizado para se denominar um chanceler): move-se e captura segundo as mesmas regras do xadrez tradicional.
Bispo (indica-se com B): move-se e captura segundo as mesmas regras do xadrez tradicional.
Torre (indica-se com T): move-se e captura segundo as mesmas regras do xadrez tradicional.
Arcebispo (indica-se com A): pode mover-se tanto como um cavalo, tanto quanto um bispo. Fica na coluna g, ou seja à direita do rei branco e à esquerda do rei preto.
Chanceler (indica-se com C): pode mover-se tanto como um cavalo, tanto quanto uma torre. Fica na coluna e, ou seja à esquerda do rei branco e à direita do rei preto.
Dama (indica-se com D): move-se e captura segundo as mesmas regras do xadrez tradicional.
Rei (indica-se com R): move-se e captura segundo as mesmas regras do xadrez tradicional.
Valor das peças
As peças têm os seguintes valores no Xadrez Gótico:
Peão: 1.00
Cavalo: 2.50
Bispo: 3.00
Torre: 4.75
Arcebispo: 6.50
Chanceller: 8.25
Dama: 8.75
Rei: Infinito