30 de junho de 2008

CONTE SUA HISTÓRIA

Existem várias conjecturas sobre a eficácia do jogo de xadrez no diz respeito ao aprimoramento das habilidades cognitivas em crianças. Entretanto, desconheço a existência de algum trabalho com dados científicos sobre o assunto.
Acredito e defendo fielmente a importância do jogo-ciência no meio escolar do Ensino Fundamental...
Faço um convite a todos que desejam deixar seus relatos de experiências envolvendo a prática enxadrística na escola enviando-me ao meu e-mail: xadrezdopiaui@hotmail.com.
Ao enviar sua história, deixe: nome completo, cidade, ocupação funcional, nome da entidade que presta serviços e e-mail.
Agradecimentos, prof. Jefferson Miranda.

O Xadrez Escolar no Brasil

PEDAGOGO APOSTA NO XADREZ COMO FERRAMENTA DE ENSINO


Além de concentração, raciocínio lógico e disciplina, o jogo de xadrez é uma ferramenta para ensinar matemática, português, geografia e até cidadania. É o que defende o enxadrista Eric Piassi, que no início deste ano implantou o método de ensino usando o jogo no Colégio Fênix de Bauru, cujo resultado tem sido aprovado por alunos e pela direção da escola.
Para difundir o uso de xadrez como ferramenta de ensino, ele escreveu dois manuais - um destinado ao professor e outro ao estudante. Piassi, que é pós-graduado em psicopedagogia, explica que o xadrez não ajuda apenas no ensino de matemática, como muitos pensam. “Com um simples jogo, você pode trabalhar e explorar todas as matérias”, afirma. “Na língua portuguesa, trabalhamos a interpretação de textos e em, em geografia, localização”, resume.
Na escola onde leciona, o método é aplicado na educação infantil para alunos a partir dos 3 anos. Apesar da pouca idade, a criança entra em contato com o xadrez de uma forma lúdica, não competitiva. “Ao invés de ensinar o xadrez com regras, fazemos teatros e apresentamos música para incentivar as crianças a aprender”, explica.
Piassi explica que o jogo de xadrez é colocado em um contexto histórico, no qual é trabalhada desde alfabetização, conteúdos programáticos até valores, além do jogo e si. “Quando explicamos a função do rei (peça), trabalhamos a importância de ouvir os mais velhos, ensinando, assim, cidadania”, frisa.
O xadrez é utilizado como ferramenta de ensino até a 5.ª série do ensino fundamental. Não há, porém, restrições quanto à faixa etária, segundo Piassi. Ele afirma que nos cursos ministrados em escolas e faculdades, o método é aplicado a pessoas de até 70 anos.
Para o pedagogo, esse tipo de aprendizado influi na formação do caráter da criança. Cada lance da partida corresponde a uma decisão e a vitória depende, obviamente, do acerto. Se movimentar a peça erradamente, pode-se perder o jogo. “Então, temos que tomar as melhores decisões em cada jogada. E é assim que funciona na nossa vida”, compara.
Os alunos da escola aprovam o uso do xadrez como ferramenta de ensino. Thaís Lenharo Gazeta, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, já disputou os Jogos Regionais na modalidade com base no que aprendeu na escola. “É o primeiro livro de xadrez que vejo”, disse, entusiasmado, Renato Ruzzo Dodré de Menezes, 8 anos, aluno da 2.ª série. Tahyná Samara Marques Reigada, também com 8 anos, está contente com a metodologia. “Gostei muito”.
O próximo passo, revela Piassi, é implantar o método do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e expandir para outras escolas. “Temos vários pedidos de escolas das redes pública e particular para implantar nosso material, o que é meu sonho”, completa.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

Curiosidades...

Por que Caissa?

O símbolo do xadrez é feminino.
Todo enxadrista sabe que Caissa é a musa do Xadrez, porém paradoxicamente, o xadrez surgiu muito antes que Caissa, porque esta deusa não é da mitologia grega, nem romana, mas sim nasceu na poesia.
Um jovem inglês de 17 anos, Willian Jones, escreveu em 1763 o poema Caissa ou o jogo de xadrez, onde ganhou vida esta ninfa encantadora, que promete a Marte corresponder-lhe se este inventasse um jogo sugestivo. Por aquela ninfa do bosque, segundo o poema, Marte, deus romano da guerra, concebe o xadrez e o apresenta com o nome de Caissa. Este poema, publicado em 1773, ganhou popularidade na França e também foi publicado na primeira revista de xadrez - La Palaméde - em Paris em 1836.
Hoje, Caissa é uma forma poética de se dizer xadrez.
Fonte: http://xadrezcaissa.vilabol.uol.com.br, acesso em 30/06/08, às 11:59 h.

29 de junho de 2008

QUAIS OS SISTEMAS DE EMPARCEIRAMENTO?

Os sistemas de emparceiramento usados nas competições de xadrez nos Jogos Estudantis Piauiense são os seguintes:

Sistema de Eliminatória Simples:

Método de emparceiramento mata-mata, isto é, os jogadores confrontam-se uma única vez e o perdedor é eliminado da competição.

Sistema Schuring:

Método de emparceiramento que prevê o confronto direto entre todos os participantes. Assim, é recomendável para um número não muito grande de participantes, devido ao tempo que todos pudessem se defrontar. Pode ser jogado em turno único ou mais turnos, dependendo dos critérios estabelecidos pela organização do evento.

Sistema Suíço:

Método para organizar a tabela de torneios de xadrez, desenvolvido por Julius Muller, na Suíça, e empregado pela primeira vez no torneio de Zurich, 1895. Aplicável principalmente a grande quantidade de participantes: fundamenta-se em gerar confrontos entre jogadores cujas pontuações sejam similares, impedir que dois jogadores se enfrentem mais de uma vez e procurar manter o equilíbrio do número de vezes que um jogador joga com as brancas, bem como com as pretas.
Fonte: FILGUTH, Rubens. Xadrez de A a Z: discionário ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2005.

27 de junho de 2008

Quem foi Kurt Richter?

O autor da frase no cabeçalho foi KURT RICHTER campeão alemão em 1935 e autor de vários livros de xadrez.

SELETIVA EM ÁGUA BRANCA

Realizada ontem (26 de junho - quinta-feira) , a Seletiva de Xadrez para o JEPEPI'S de 2008 da 6ª GRE, tendo os participantes das cidades de Regeneração, Água Branca, Miguel Leão, São Gonçalo e São Pedro.

A competição foi realizada no prédio da Câmara Municipal de Água Branca, que por sinal, vale ressaltar, a estrutura e a organização local foram de excelente qualidade!

Todos estavam apreensivos quando a comitiva da Secretaria de Educação chegou com o Supervisor do Programa Xadrez Escolar professor Felinto Ribeiro e o árbitro Jefferson Miranda, além do habilidoso motorista Raimundo Nonato.

As atividades deram início às 15:00 h com a participação dos estudantes abaixo relacionados:

CATEGORIA INFANTIL:

Valdison de Sousa Junior – Água Branca

Rodolfo Lopes Pacheco – Água Branca

Eduardo Monteiro de Vasconcelos – Miguel Leão

Luiz Augusto de Sousa Silva – São Pedro

Felipe Sousa Silva – Regeneração

Alécio Pereira da Silva – Regeneração

Mendonça Ferreira Moura – São Gonçalo

Nayro Francisco de Sousa Rosa – São Pedro

CATEGORIA INFANTO:

Antonio Felipe Araujo Lima – Água Branca

Tiago Vieira da Silva – Água Branca

Antonio Genivaldo Batista Cavalcante Junior – Miguel Leão

Marcio Jonas Pereira Marciel – São Pedro

Adriano Pereira da Silva – Regeneração

Ailton Marcos Vilarinho da Silva – Regeneração (idade)

Mauro Junior Alves de Sousa – São Gonçalo

Tivemos os seguintes resultados:

CATEGORIA INFANTIL:

1º LUGAR: ALÉCIO PEREIRA DA SILVA – REGENERAÇÃO

2º LUGAR: FELIPE DE SOUSA SILVA – REGENERAÇÃO

3º LUGAR: NAYRON FRANCISCO DE SOUSA ROSA – SÃO PEDRO

CATEGORIA INFANTO:

1º LUGAR: MAURO JUNIOR ALVES DE SOUSA – SÃO GONÇALO

2º LUGAR: AIRTON MARCOS VILARINHO DA SILVA – REGENERAÇÃO (idade)

3º LUGAR: ADRIANO PEREIRA DA SILVA – REGENERAÇÃO

O nosso próximo encontro será dia 4 de julho (sexta-feira):
Regionão Centro (apartir das 8:00 h) para a categoria infantil - masculino e feminino;
Escola Engenheiro Sampaio (apartir das 14:00 h) para a categoria infanto - masculino e feminino.

A organização do evento solicita que os participantes compareçam, pelo menos, 10 min mais cedo para evitar transtornos.

QUE TODOS ESTEJAM PREPARADOS...

"Os lugares a serem atacados são exatamente aqueles que o inimigo não pode defender." (Sun Tzu)

Prof. Jefferson Miranda


18 de junho de 2008

SELETIVA DE XADREZ - JEPEP'S 2008 EM ÁGUA BRANCA

Está previsto para acontecer dia 26 de junho a Seletiva de Xadrez em Água Branca.
Participarão estudantes da cidade afitriã, Regeneração e cidades circunvizinhas.

Esperamos todos no evento.

Prof. Jefferson Miranda

INFORMATIVOS

É IMPORTANTE QUE A ENTREGA DA FICHA DE INSCRIÇÃO DEVE SER ATÉ DIA 30 DE JUNHO.
O aluno inscrito deve ter a foto (3x4) colada na ficha de inscrição e registro (nascimento, carteira de estudante, carteira de identidade, etc.).

Fiquem atentos pois os classificados após a competição do dia 4 de julho terão até dia 11 de julho de 2008 para providenciar o documento de identidade (RG). Não obstante, a falta desse dito documento o(a) estudante ficará impossibilitado(a) de participar das demais atividades no Xadrez.

Abraços,

Prof. Jefferson Miranda

SELETIVA DE XADREZ - JEPEP'S 2008

Aconteceu hoje (18 de junho) a Seletiva de Xadrez da 18ª GRE, com participação dos alunos de Demerval Lobão, Alto Longá e José de Freitas. Foi uma pena que as demais cidades esperadas (União e Altos) não compareceram ao evento.

Observe o quadro abaixo:

NOME

CATEGORIA

ESCOLA/CIDADE

RONNYEL CARLOS CUNHA SILVA

30/09/1992 (infanto)

ANTÔNIO FREITAS (JOSÉ DE FREITAS)

RAMON DOMINGOS CUNHA SILVA

(infantil) 04/06/1995

ANTÔNIO FREITAS (JOSÉ DE FREITAS)

IGOR DE ARAÚJO COSTA

(infantil) 09/10/1996

GIVALDO MORAIS (DEMERVAL LOBÃO)

SAMUEL SANCHES SOUSA DE OLIVEIRA

(infantil) 14/12/1995

GIVALDO MORAIS (DEMERVAL LOBÃO)

JOSÉ VICENTE CABRAL DE SOUSA JÚNIOR

24/09/1991 (infanto)

ACRISIO VERAS (ALTO LONGÁ)

INFANTO (MASCULINO)

BRANCAS

X

PRETAS

RONNYEL

1

0

JOSÉ VICENTE

JOSÉ VICENTE

0

1

RONNYEL

RONNYEL

-

-

JOSÉ VICENTE

Acordou-se perante a arbitragem da competição e os representantes de cada grupo de alunos que o primeiro a somar dois pontos a frente de seu adversário, ganharia esta competição. Sendo assim, o resultado:

Observe que o aluno RONNYEL CARLOS CUNHA SILVA acumulou dois pontos antes que seu adversário, logo não foi necessário realizar a terceira partida.

1º LUGAR: RONNYEL CARLOS CUNHA SILVA – ESC. ANTÔNIO FREITAS (JOSÉ DE FREITAS)

2º LUGAR: JOSÉ VICENTE CABRAL DE SOUSA JÚNIOR – ESC. ACRISIO VERAS (ALTO LONGÁ)

INFANTIL (MASCULINO)

BRANCAS

X

PRETAS

RAMON

1

0

SAMUEL

SAMUEL

1

0

IGOR

IGOR

0

1

RAMON

Acordou-se perante a arbitragem da competição e os representantes de cada grupo de alunos que o primeiro a somar dois pontos a frente de seu adversário, ganharia esta competição. Sendo assim, o resultado:

1º LUGAR: RAMON DOMINGOS CUNHA SILVA – ESC. ANTÔNIO FREITAS (JOSÉ DE FREITAS)

2º LUGAR: SAMUEL SANCHES SOUSA DE OLIVEIRA – ESC. GIVALDO MORAIS (DEMERVAL LOBÃO)

Parabéns para todos os participantes!

Queremos registrar aqui o agradecimento pela a atenção dedicada por todos da 18ª.

O nosso obrigado!

Prof. Jefferson Miranda (Árbitro e Multiplicador do Projeto Xadrez na Escola)

Prof. Felinto Ribeiro (Supervisor do Projeto Xadrez na Escola)

16 de junho de 2008

CURIOSIDADES DO XADREZ

COMO CRONOMETRAR O TEMPO DAS PARTIDAS?

Em torneio oficiais, isto é, reconhecidos pela Federação de Xadrez no Estado, o regulanto exige que cada emparceiramento tenha um ralógio (pelo menos analógico) e que seja registrada pela anotação algébrica.
Em atividades como os Jogos Estudantil promovidos pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC) a "cronometragem" é realizada mediante as condições de quantidades de relógios de xadrez (analógico) disponíveis no momento. Geralmente coloca-se o relógio na(s) última(s) mesa(s) de cada rodada, pois o TEMPO é nosso inimigo!
Veja o modelo de relógio analógico e logo abaixo, o digital:
O custo, em média, é de R$ 80,00 e R$ 350,00, respectivamente, dependendo da marca e modelo, é claro.
É bom saber que as competições internacionais usam o relógio digital.

Até breve,
Prof. Jefferson Miranda

11 de junho de 2008

Última parte da mografia: entrevista 3

ENTREVISTAS 3

(20/12/05)

Escola Municipal Prof. Manuel Paulo Nunes

Entrevistando a diretora Soleane.

ENT.: Professora tem material de xadrez na escola? E quais são os materiais que têm? Sabe dizer?

DIR.: A gente tinha bastante material. Houve um roubo esse ano. Cataram todo o nosso material de xadrez. Mas a gente fez um oficio pedindo pra o Secretário e ele nos atendeu. A gente recebeu bastantes jogos de xadrez. É e até o relogiozinho que controla (né). Que tipo de jogos a gente tem?! De duas formas: é... tem aquele... como se chama? Naipa.

ENT.: Napa.

DIR.: É com o “coisa” bem grande. E tem uns que a escola ganhou do próprio Secretário que é pequeno. É de madeira e aquela pecinha também de madeira. Tem 15 jogos daquele de madeira.

ENT.: Tem algum livro aqui na escola?

DIR.: Tem. Agente tinha quinze livros. Os ladrões levaram dez, ficou cinco.

ENT.: Professora, no projeto político pedagógico da escola tem atividade que envolve o jogo de xadrez.?

DIR.: Sim. O nosso projeto pedagógico ele contempla vários projetos que estão de portas abertas. Nós temos procurado seguir arrisca (né), principalmente a questão do xadrez que desenvolve bastante o raciocínio dos alunos então.

ENT.: Quando teve aulas ou atividades de xadrez? Eu queria que você me explicasse também que tipo de atividade teve? Se foi torneio? Se foi algo mais?

DIR.: O ano passado (2004), além das aulas normais, os alunos da manhã freqüenta a tarde, os alunos da tarde freqüentam pela manhã. As turmas são formato de 20 alunos no xadrez. No ano passado nós tivemos um torneio na própria escola, esse ano não foi possível fazer o torneio.

ENT.: Só uma ressalva professora: quantas horas aulas por semana?

DIR.: São doze.

ENT.: Doze horas/aulas por semana?

DIR.: São doze. Doze é total do professor.

ENT.: Seis de manhã e seis de tarde?

DIR.: É.

DIR.: É, então esse ano não foi possível o torneio por conta da questão física de material, de carteiras que não tinham pra montar a sala, mas na medida do possível foram desenvolvidos. Eu ainda acho que a gente consegui milagre! Porque roubaram. Ele ficou com os jogozinhos que a gente tem ali de madeira, até que mandaram. É... a gente pediu semana passada o novo material.

ENT.: Deu pra improvisar (né)?

DIR.: Deu. E os meninos daqui a gente tem o André e o Andrelino, por exemplo, são um dos campeões junto com a Priscila. É, em qualquer folga eles até no turno da manhã – que eles estudam a tarde – eles passam a amanhã inteira aqui na biblioteca.

ENT.: Treinando?

DIR.: Treinando xadrez. São muitos bons! E eles foram competir com os meninos (treinar). Acho que era amistoso. Não entendo muito.

ENT.: Do Estado...?

DIR.: É do Estado.

ENT.: Se você for fazer um comparativo entre antes do xadrez, de ter os jogos de xadrez aqui na escola, e hoje a realidade... a realidade que nós temos hoje nesta escola? Você percebeu alguma mudança.

DIR.: Muitas mudanças! A questão da indisciplina e a questão do raciocínio dos alunos, principalmente dos alunos de 5ª série. Quando chega na escola, eles vêm meio ainda assim, com aquela mentezinha, assim de tia (né). Então, são os que mais a gente aproveita, os outros já estão mais (né) maduro. Então melhorou bastante. Os meninos que participam das Olimpíadas de Matemática – os nossos campeões aqui são os que estão sempre a frente do xadrez. Inclusive na Olimpíada Nacional ficamos medalha de prata da região. È, do estado. Recebeu até uma carta, uma bolsa de estudo Iniciação Cientifica Júnior. Então, eles praticam xadrez. São os que mais se destacam nas olimpíadas.

ENT.: Pra concluir professora: o professor responsável teve alguma preparação, alguma capacitação?

DIR.: Ai meu Deus eu não sei como Izídio aprendeu isso. Ele é que pode dizer. Ele fez a capacitação para nós professores aqui da escola. Que o professor responsável é o professor Izído. Ele capacitou os professores da escola, a SEMEC ofereceu um curso, acho que no ano passado.

ENT.: 2003.

DIR.: Foi é, 2003!

DIR.: Os dois participaram: Gesio e Izídio. Mas o Izídio, segundo ele me disse lá no curso ela já tava ajudando os outros. Ele já sabe, acho que desde criança que ele joga. Eu não tenho certeza que ele participou de alguma capacitação fora, mas a gente pode dizer que daqui a pouco ele ta aí (né). Pode dizer... ele capacitou os professores da escola (né). Ele ministrou um curso pra gente.

ENT.: Eu queria uma opinião mais pessoal no seguinte: o jogo de xadrez traz algum ganho cognitivo para o aluno?

DIR.: Em termo de aprendizagem (né) o desenvolvimento cognitivo, traz sim. Eu acho até assim: houve uma melhora bastante antes e depois. Eu acho que melhorou bastante o rendimento. Principalmente o rendimento dos alunos de 5ª série (né). todos os alunos, mas principalmente o rendimento dos alunos de 5ª série. Eu só espero que no próximo ano a SEMEC dê condições pra gente fazer as turmas novas (né).

ENT.: Pois obrigado professora pela entrevista.

Entrevistando o professor Izídio.

ENT.: Professor você fez curso para ministrar aulas de xadrez?

PROF.: Sim, nós participamos de um curso promovido pela SEMEC para instituir o xadrez nas escolas. O projeto xadrez nas escolas.

ENT.: Essa data é em 2003, né?

PROF.: Exatamente!

ENT.: Você ministra aulas de xadrez com freqüência nas escola? Se tiver uma freqüência você me diria quanto a carga horária semanal.

PROF.: A gente trabalha aqui na escola 3 vezes por semana: segunda, na terça e na quinta-feira, do horário das 14 horas às 15 horas.

ENT.: Aí dar o que? Dar uma hora...

PROF.: Uma hora por dia.

ENT.: São três por semana. É como se fosse 120 horas.

ENT.: Certo. É, como você é de Educação Física, ele está inserido como atividade esportiva?

PROF.: É a principio foi pensado nisso. É como uma atividade esportiva. Até visando os jogos estudantis do município.

ENT.: Para você o xadrez traz algum ganho cognitivo para o aluno que pratica?

PROF.: Com certeza. A gente ver os resultados dos nossos alunos. Principalmente em terno, na questão do raciocínio ele começa a se concentrar melhor. Aí a gente vê os alunos com aquela capacidade. Antes agir, pensar primeiro. Isso com certeza vai melhorar o rendimento escolar dele.

ENT.: Você percebeu mudanças mos alunos que praticam xadrez em relação aqueles que não praticam xadrez? Tem alguma diferença?

PROF.: Percebemos. Os nossos alunos, os alunos que fazem parte do nosso curso de xadrez aqui na escola a gente até pergunta aos professores de sala de aula e eles apresentaram um rendimento um pouco melhor. Ainda não tão significativo, porque a gente ta com um trabalho iniciando, mas a gente vê esse aspecto, pelo menos que ele tenta trabalhar melhor um pouco. Porque na hora dele raciocinar ele já trabalha mais esse raciocínio.

ENT.: Você tem relato de algum aluno que tinha um comportamento – agora presente – você se lembra de algum?

PROF.: Não. Especificamente não.

ENT.: Pois professor só isto. Agradeço a entrevista viu.

PROF.: Ta, ok.

Prof. Jefferson Miranda (Multiplicador e árbitro da Sec. de Educação do Estado do Piauí)

10 de junho de 2008

SELETIVA ESTADUAL - JEPEP'S 2008

Terminou hoje (10) as Seletivas de Xadrez pra os Jogos Estudantil Piauiense de 2008.
Segue abaixo a relação do participante nas Regionais:

SELETIVA DE XADREZ – JEPEP’S 2008

REGIÃO SUDESTE - 4 de junho

INFANTIL – MASCULINO

(12, 13 e 14 anos)

NOME

ESCOLA

1

FRANCISCO FREITAS CASTRO

RALDIR C. BASTOS

2

ANTÔNIO GOMES DE BRITO

AGNELO P. DA SILVA

3

DANIEL WANDERSON OLIVEIRA LOPES EUZÉBIO

MILTON AGUIAR

4

CRISTOPHES CARDOSO LIMA

PIRES DE CASTRO

INFANTIL – FEMININO

NOME

ESCOLA

1

GLEICIANE TORRES SALAZAR ALMEIDA

RALDIR C. BASTOS

2

ANDRÉIA BENTA GOMES

AGNELO P. DA SILVA


INFANTO – MASCULINO

NOME

ESCOLA

1

CARLOS DOS SANTOS SILVA

DADÁCIO SILVA

2

MARCUS VINÍCIUS PALHANO SOUSA

MILTON AGUIAR

3

NILO LEONARDO DOS SANTOS CRUZ

PIRES DE CASTRO

INFANTO – FEMININO

NOME

ESCOLA

1

ARIELRRANY DA SILVA ALENCAR

DIDÁCIO SILVA

2

PATRÍCIA MARIA DE SOUSA ARAÚJO

MILTON AGUIAR

3

JAQUELINE LIMA DA SILVA AGUIAR

PIRES DE CASTRO


REGIÃO NORTE – 5 de junho

INFANTIL – MASCULINO

NOME

NASC.

ESCOLA

1

JEFFERSON HENRIQUE N. DIAS

26/10/96

ROBERT CARVALHO

2

ALEXANDRE SANTANA LIMA

ROBERT CARVALHO

3

LEONARDO BORGES BATISTA

31/08/95

ALBERTO MONTEIRO

INFANTIL – FEMININO

NOME

NASC.

ESCOLA

1

PÂMELA CRISTINA R. ARAÚJO

ROBERT CARVALHO

2

MARA LÚCIA CAVALCANTE BRITO

ROBERT CARVALHO

3

LUANA MAIRA DA S. CARVALHO

13/02/96

ALBERTO MONTEIRO

4

LÍVIA SOLANGE COSTA BORGES

12/06/96

ALBERTO MONTEIRO

INFANTO – MASCULINO

NOME

NASC.

ESCOLA

1

JONAS RODRIGUES GOMES

20/10/92

ALBERTO MONTEIRO

2

JOÃO PAULO DE SOUSA

ROBERT

3

DANIEL LUÍS LIRA VIEIRA

ROBERT

INFANTO – FEMININO

NOME

NASC.

ESCOLA

1

INGRID RAFAELA ARAUJO CAMPELO

ROBERT CARVALHO


REGIÃO CENTRO – 6 de junho

INFANTIL – MASCULINO

NOME

NASC.

ESCOLA

1

LEONARDO HERCULANO CASTRO

06/10/95

CERMAP

2

LUCAS CARDOSO GOMES

10/03/95

CERMAP

3

PAULO GOMES DO N. CORRÊA

DOM SEVERINO

4

FRANCISCO FERNANDO DO N. SOUSA

DOM SEVERINO

INFANTIL – FEMININO

NOME

NASC.

ESCOLA

1

FERNANDA TERESA DE C. M. DIAS

24/01/95

ENG. SAMPAIO

2

MARIÂNGELA LOPES DA SILVA

17/07/96

CERMAP

3

CARINA RODRIGUES DE FREITAS

DOM SEVERINO

4

JESSICA PAMELA DE O. BEZERRA

DOM SEVERINO

INFANTO – MASCULINO

NOME

NASC.

ESCOLA

1

MARCOS DA SILVA

11/10/91

JOÃO CLÍMACO

2

MARLON DE OLIVEIRA

02/08/92

JOÃO CLÍMACO

3

DANIEL CÉSAR

12/12/91

JOÃO CLÍMACO

4

JOÃO LEONARDO DA S. JÚNIOR

13/11/91

ENG. SAMPAIO

5

JOÃO PEDRO DE S. SANTOS

26/10/93

CERMAP

INFANTO – FEMININO

NOME

NASC.

ESCOLA

1

ALESSANDRA SOUSA

01/02/91

JOÃO CLÍMACO

2

ANNA PAULA DO V. SOARES

31/03/93

ENG. SAMPAIO

3

RAILA MARQUES DA SILVA

20/06/93

CERMAP



REGIÃO NORDESTE – 9 de junho

INFANTIL – MASCULINO

ALUNO

ESCOLA

1

EDIVAN NASCIMENTO BRITO (14/01/94)

ANGELINO

2

FERNANDO SOARES DOS SANTOS (09/03/96)

ANGELINO

3

WELLINGTON CESAR TORRES DA SILVA (15/06/98)

ANTÔNIO TARCISO

4

EDUARDO CESAR TORRES DA SILVA (14/12/95)

ANTÔNIO TARCISO

INFANTO – MASCULINO

ALUNO

ESCOLA

1

JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS (24/08/92)

JOSÉ AMÁVEL

2

FERNANDO CESAR TORRES DA SILVA (27/03/91)

ANTÔNIO TARCISO

3

ELIEZER DO MONTE SOUSA (28/03/93)

ANTÔNIO TARCISO

INFANTO – FEMININO

ALUNA

ESCOLA

1

MARTA MARIA ALVES PEREIRA (25/06/93)

JOSÉ AMÁVEL

INFANTIL – FEMININO

ALUNA

ESCOLA

1

LOHANA TJALITA SANTOS DA SILVA (14/01/94)

ANTÔNIO TARCISO



REGIÃO SUL – 10 de junho

NOME/NASC.

ESCOLA

1

GILVAN DE SOUSA ARAÚJO (22/06/89) è idade

LOURIVAL PARENTE

2

JOÃO FRANCISCO DA S. JUNIOR (22/02/91)

LOURIVAL PARENTE

3

WEMISSON SOUSA DA SILVA (04/10/89) è idade

LOURIVAL PARENTE

4

ÍTALO DOS SANTOS SOUSA (20/04/92)

LOURIVAL PARENTE

5

LUCIANO AUGUSTO DE OLIVEIRA (21/08/89) è idade

CÍCERO PORTELA

6

TARSIO BRUNO RAMOS DE LEMO (08/02/91)

CÍCERO PORTELA

7

FELIPE GABRIEL MARQUES DE A. COSTA (28/03/91)

CÍCERO PORTELA

8

ADRIEL MENDES MENESES DE AGUIAR (16/04/92)

CÍCERO PORTELA

9

WADERSON DA SILVA FEITOSA (29/09/92)

JOÃO E. FACÃO

10

FRANCISCO HERBET BRITO MATIAS (23/07/93)

JOÃO E. FACÃO

11

MARCIO ALENCAR FEITOSA (11/08/93)

JOÃO E. FACÃO

12

FLÁVIO ALVES DE OLIVEIRA (03/05/92)

JOÃO E. FACÃO

13

RAYLAN ROCHA SOARES (12/10/94) infantil

JOÃO E. FACÃO

14

JARDSON ADRIEL DE S. FERNANDES (19/10/94) infantil

JOÃO E. FACÃO


Resultados obtidos:

REGIÃO SUDESTE

INFANTIL – MASCULINO

1º LUGAR: CRISTOPHES CARDOSO LIMA (ESC. PIRES DE CASTRO)

2º LUGAR: TIAGO DA SILVA MUNIZ (ESC. SALOMÉ)

INFANTIL – FEMININO

1º LUGAR: ANDRÉIA BENTA GOMES (ESC. AGNELO P. DA SILVA)

2º LUGAR: GLEICIANE TORRES SALAZAR ALMEIDA (ESC. RALDIR C. BASTOS)

INFANTO – MASCULINO

1º LUGAR: MARCUS VINÍCIUS PALHANO SOUSA (ESC. MILTON AGUIAR)

2º LUGAR: NILO LEONARDO DOS SANTOS CRUZ (ESC. PIRES DE CASTRO)

INFANTO – FEMININO

1º LUGAR: CLEIDINEA DE SOUSA CARVALHO (ESC. PINHEIRO MACHADO)

2º LUGAR: ARIELRRANY DA SILVA ALECAR (ESC. DIDÁCIO SILVA)


REGIÃO NORTE

INFANTIL – MASCULINO

1º LUGAR: ALEXANDRE SANTANA LIMA (ESC. ROBERT CARVALHO)

2º LUGAR: JEFFERSON HENRIQUE N. DIAS (ESC. ROBERT CARVALHO)

INFANTIL – FEMININO

1º LUGAR: MARA LÚCIA CAVALCANTE BRITO (ESC. ROBERT CARVALHO)

2º LUGAR: PÂMELA CRISTINA R. ARAÚJO (ESC. ROBERT CARVALHO)

INFANTO – MASCULINO

1º LUGAR: JONAS RODRIGUES NUNES (ESC. ALBERTO MONTEIRO)

2º LUGAR: JOÃO PAULO DE SOUSA (ESC. ROBERT CARVALHO)

INFANTO – FEMININO

1º LUGAR: INGRID RAFAELA ARAUJO CAMPELO (ESC. ROBERT CARVALHO)


REGIÃO CENTRO

INFANTO – FEMININO

1º LUGAR: ALESSANDRA SOUSA (ESC. JOÃO CLÍMACO)

2º LUGAR: ANNA PAULA DO V. SOARES (ESC. ENG. SAMPAIO)

INFANTIL – MASCULINO

1º LUGAR: PAULO GOMES DO N. CORRÊA (DOM SEVERINO)

2º LUGAR: LUCAS CARDOSO GOMES (ESC. CERMAP)

INFANTO – MASCULINO

1º LUGAR: JOÃO LEONARDO DA S. JÚNIOR (ESC. ENG. SAMPAIO)

2º LUGAR: MARCOS DA SILVA (ESC. JOÃO CLÍMACO)

INFANTIL - FEMININO

1º LUGAR: FERNANDA TERESA DE C. M. DIAS (ESC. ENG. SAMPAIO)

2º LUGAR: MARIÂNGELA LOPES DA SILVA (CERMAP)


REGIÃO NORDESTE

INFANTO - MASCULINO

1º LUGAR: FERNANDO CESAR TORRES DA SILVA (ESC. ANTÔNIO TARCISO)

2º LUGAR: ELIEZER DO MONTE SOUSA (ESC. ANTÔNIO TARCISO)

INFANTIL - MASCULINO

1º LUGAR: EDIVAN NASCIMENTO BRITO (ESC. ANGELINA)

2º LUGAR: WELLINGTON CESAR TORRES DA SILVA (ESC. ANT. TARCISO).

INFANTO – FEMININO

1º LUGAR: MARTA MARIA ALVES PEREIRA (ESC. JOSÉ AMÁVEL)

INFANTIL – FEMININO

1º LUGAR: LOHANA THALITA SANTOS DE CARVALHO (ESC. ANTONIO TARCISO)

REGIÃO SUL

INFANTO MASCULINO

1º LUGAR: JOÃO FRANCISCO DA S. JUNIOR (ESC. LOURIVAL PARENTE)

2º LUGAR: FRANCISCO HERBET BRITO MATIAS(ESC. JOÃO EMÍLIO FALCÃO)

INFANTIL MASCULINO

1º LUGAR: JARDSON ADRIEL DE S. FERNANDES (JOÃO EMÍLIO FALCÃO)

2º LUGAR: RAYLAN ROCHA SOARES (JOÃO EMÍLIO FALCÃO)

Definiu-se que o INFANTO e INFANTIL feminino da Região Sul será dia 17 de junho (terça-feira) às 13:30 na Sede da Regional Sul.

Em caso de dúvidas o professor/instrutor deve entrar em contato com o supervisor do Projeto Xadrez Escolar (UNEA/SEDUC) prof. Felinto Ribeiro (fone: 3216-3244 ou 8803-4465) ou prof. Jefferson Miranda (fone: 3221-4560 manhã ou 9926-0905).

Parabéns para todos os enxadrístas que participaram dos eventos.


Prof. Jefferson Miranda (Multiplicador e árbitro da SEDUC/UNEA no Projeto Xadrez Escolar)