29 de abril de 2009

INFORMAÇÃO SOBRE NORMAS DE TORNEIOS ENXADRÍSTICOS

O texto a seguir foi copiado de uma produção de responsabilidade da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro: Xadrez nas Escolas (ano 2005).
Trata-se de sujestões de plano de aula para as 12 primeiras aulas de xadrez.
Entre os vastos conteúdo abordados na apostila (de excelente qualidade!), destacaremos as definições sobre as competições enxadrísticas.
CURSO DE ARBITRAGEM EM XADREZ
Prof. Wilson da Silva - CURITIBA - 2003
1 Competições:
Existem diversos tipos de competições que o professor de xadrez pode utilizar para promover o xadrez na sua escola ou clube. Dentre elas pode-se destacar: Match, Torneio, Distância (postal, telégrafo, telefone e internet), Individual ou Equipes, Tempo de reflexão (convencional, rápido e blitz), Gincanas, Análise (problemas e partidas).

1.1 Torneio
O Torneio de Xadrez deve ser considerado pelo professor de xadrez como uma ferramenta motivadora valiosa. Através dele o professor poderá acompanhar como os alunos estão assimilando os conceitos trabalhados em sala.
Existem muitos Sistemas de Torneios usados em competições de xadrez, mas os mais utilizados em escolas são: Eliminatório, Suíço e Schuring.
a) Eliminatório: é aplicável em competições que possuem um grande número de jogadores e que deve ser realizada em um período de tempo o menor possível. Tem o mérito de ser facilmente gerenciável.
b) Suíço: através do Sistema Suíço é possível organizar uma competição com um número grande de participantes em um tempo relativamente pequeno, sem o inconveniente de eliminar participantes. O objetivo básico do Suíço é apontar um claro vencedor em um número de rodadas tão pequeno quanto possível.
Princípios Gerais do Sistema Suíço:
As leis fundamentais do Suíço são:
(a) Em cada rodada, se for possível, jogadores com igual pontuação são emparceirados.
(b) Se for impossível emparceirar todos os jogadores com igual pontuação, então cada jogador que não foi emparceirado com um jogador de pontuação igual a sua será emparceirado com um jogador de pontuação o mais próximo possível da sua.

(c) Dois jogadores não se enfrentam mais que uma vez.
Na primeira rodada, todos os jogadores têm igual pontuação (zero) e jogam juntos em um único grupo.
Na segunda rodada, os jogadores são divididos em três grupos: (a) quem venceu, (b) quem empatou, e (c) quem perdeu. Os jogadores em cada grupo são emparceirados.
O mesmo sistema de grupos é continuado através do torneio.

c) Schuring (um contra todos): O Sistema Schuring oferece, dentre todos os sistemas, o resultado final mais confiável. Isto é especialmente verdadeiro se forem adotadas rodadas duplas onde cada jogador tem a chance de jogar de brancas e pretas com o mesmo adversário.
Antes de começar a competição, cada jogador recebe um número. Esse número automaticamente determina o emparceiramento e cor de cada rodada, usando a Tabela de Emparceiramento.
Obs. Existem softwares que auxiliam no gerenciamento de competições como é o caso do Swiss Perfect que pode ser encontrado no site do Centro de Excelência de Xadrez (CEX) – www.cex.org.br.

Nota para os Professores do Projeto “Aprendendo Xadrez nas Escolas”:
Aconselhamos aos instrutores a usarem o Sistema Suíço na maioria dos eventos, somente quando o número for inferior a 9 participantes é que devemos usar o Sistema Schuring. Em amos os sistemas, o Professor deve familiariza-se com as regras básicas, o ideal é que use o programa de emparceiramento Swiss Perfect.
FONTE: Apostila com sujestões para aulas de xadrez, elaborado por Henrique Barata, RicardoRezende e Sylvio, da Federação de Xadrez do Rio de Janeiro (www.fexerj.com.br).

28 de abril de 2009

COMPETIÇÕES DE XADREZ

Está previsto uma competição de xadrez na cidade de Valença do Piauí.
Data, local, número de participantes e regulamento estará dispostos neste blog.

RETOMANDO O RUMO DO XADREZ NAS ESCOLAS

Inicia na quarta-feira (29 de abril) visitas às GREs da Capital, com o acompanhamento do supervisor do Programa Xadrez Escolar nas Escolas Públicas do Piauí, prof. Felinto Ribeiro.
A proposta da SEDUC é os professores da rede sejam disponibilizados de uma parte de sua carga horária para o xadrez na escola onde está lotado.
Contudo, não está definido a quantidade de aulas, nem se a bolça (R$ 1.200,00 dividida em 6 parcelas) continuará sendo distribuída.