27 de junho de 2009

RELAÇÃO DE LIVROS

BIBLIOTECA PESSOAL
(Leia com atenção: nenhum dos livros abaixo serão emprestados)

Prof. Jefferson Miranda[1]

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

( ) BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
( ) BRIZUELA, Bárbara M. Desenvolvendo matemática na criança: explorando notações. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2006.
( ) D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
( ) DUART, Newton. O ensino da matemática na educação de adultos. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
( ) KAMII, Constance. Desenvolvendo a matemática: implicações da teoria de Piaget. Campinas: Papiro, 2005.
( ) LOPES, Celi Aparecida Espasandin (org.). Escrita e leitura na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
( ) MACHADO, Nilson José. Matemática e educação: alegorias, tecnologias e temas afins. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
( ) MIGUEL, Antônio. História na educação matemática. – 1. ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
( ) NASSER, Lilian; TINOCO, Lucia A. A. (Coord.). Argumentação e provas: no ensino de matemática. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática (UFRJ), 2001.
( ) NETO, Ernesto Rosa. Didática da Matemática. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006.
( ) NETO, Ernesto Rosa; MENDONÇA, Eliana Riscalla de, SMITH, Maria Lúcia. Matemática para o magistério. 10. ed. São Paulo: Ática, 1998.
( ) PAIS, Luis Carlos. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
( ) PANIZZA, Mabel (org.). Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Trad. Antônio Feltrin. Porto Alegre: Artmed, 2006.
( ) PARRA, Cecilia [et. al.]. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Trad. Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artmed, 1996.
( ) SCHLIEMANN, Analúcia Dias. Na escola zero, na vida dez. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
( ) SKOVSMOSE, Ole. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
( ) SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
( ) SUTHERLAND, Rosamund. Ensino eficaz de matemática. Trad. Adriano Moraes Migliavaca. Porto Alegre: Artmed, 2009.
( ) TAHAN, Malba. O homem que calculava. 64. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
( ) ZASLAVSKY, Claudia. Jogos e atividades matemáticas do mundo inteiro: diversão multicultural para idades de 8 a 12 anos. Trad. Pedro Theobald. Porto Alegre: Artmed, 2000.

EDUCAÇÃO – PEDAGOGIA – PESQUISA

( ) ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática: os computadores na escola. 3. ed. – São Paulo: Cortez, 2005.
( ) ANTUNES, Antunes. A Memória. Petrópolis: Vozes, 2002.
( ) ANTUNES, Antunes. Como desenvolver conteúdos desenvolvendo as inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes, 2001.
( ) ANTUNES, Antunes. O lado direito do cérebro e sua exploração em aula. Petrópolis: Vozes, 2001.
( ) ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 19993.
( ) ARMSTROG, Alison. CASEMENT, Charles. A criança e a máquina: como os computadores colocam a educação de nossos filhos em risco. Trad. Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
( ) BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projetos de pesquisa: propostas metodológicas. 17. Ed. Petrópolis: Vozes, 1990.
( ) BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2005.
( ) BRU, Marc. Métodos de pedagogia. Trad. Luiz A. Araújo. São Paulo: Ática, 2008.
( ) COUTINHO, Regina Maria Teles. Pedagogia do ensino superior: formação inicial e formação continuada. Teresina, 2007.
( ) DROUET, Ruth Cabiré da Rocha. Distúrbios da aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
( ) DURANT, Will. A história da filosofia. Trad. Luiz Carlos do Nascimento Silva. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
( ) FARIA, Ana Lúcia de. Ideologia no livro didático. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
( ) GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religiões. Trad. Isa Mara Landro. São Paulo: Companhia dos Livros, 2000.
( ) GARCIA SANCHES, Jesú-Nicasio. Dificuldades da aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2004.
( ) GÓMEZ, Ana Maria Salgado; TERÁN, Nora Espinosa. Dificuldades de aprendizagem. Brasil: Grupo Cultural, 2006.
( ) LEVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
( ) LIMA, Lauro de Oliveira. Piaget para principiantes. São Paulo: Summus, 1980.
( ) LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens quantitativas. São Paulo: Saraiva, 1986.
( ) MARCOSSI, Alaíde Madeira [et. al.]. Ensinando à criança: um guia para o professor. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 1976.
( ) MARTINS, Agenor. O que é computador. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
( ) MELLO, Alexandre Moraes de. Psicomotricidade, educação física e jogos infantis. 6. ed. São Paulo: IBRASA, 1989.
( ) MIRANDA, Raquel Gianolla. Informática na Educação: representações sociais do cotidiano. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
( ) MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
( ) MORIN, Edigar. Educação na era plantaria: o pensamento completo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
( ) MORRIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
( ) NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4. Ed. São Paulo: Contexto, 2008.
( ) PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
( ) PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
( ) SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. Petropolis; Vozes, 1997.
( ) SILVA, Isabel de Oliveira e. Profissionais da educação infantil: formação e construção de identidades. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.
( ) SILVA, Isabel de Oliveira e. Profissionais da educação infantil: formação e construção de identidades. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
( ) TACHIZAWA, Tekeshy. Como fazer monografia prática. 12. Ed. – Rio de Janeiro: FGV, 2006.
( ) TZU, Sun. A arte da guerra. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2003.
( ) VASCONCELOS, Eduarda Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
( ) YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. Tradução Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
( ) YOUSSSEF, Antonio Nicolau. FERNANDEZ, Vicente Paz. Informática e sociedade. São Paulo: Ática, 2003.

ESTUDO DO LÚDICO

( ) ABERASTRURY, Arminda. A criança e seus jogos. 2. Ed. Porto Alegre: Arte Médica, 1992.
( ) ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e prática em psicomotricidade: jogos, atividades lúdico, expressão corporal e brincadeiras infantis. 3. Ed. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2007.
( ) ANTUNES, Antunes. Inteligência múltipla e seus jogos: ecológicos. Petrópolis: Vozes, 2006.
( ) ANTUNES, Antunes. Inteligência múltipla e seus jogos: lógico-matemáticos. Petrópolis: Vozes, 2006.
( ) ANTUNES, Antunes. Juegos em a inteligência espacial. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
( ) ANTUNES, Antunes. O jogo e a educação infantil. Petrópolis: Vozes, 2003.
( ) CALLADO, 365 Juegos de todo el mundo. Barcelona: Océano, 2006.
( ) HUIZIINGAN, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 5ª ed. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
( ) LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, jogar e fazer. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
( ) MACEDO, Lino de. Os jogos e lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed: 2005.
( ) MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sicolli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações-problemas. Porto Alegre: Artmed, 2000.
( ) MURCIA, Juan Antonio Moreno (org.). Aprendendo através do jogo. Tradução Valéria Campos. Porto Alegre: Artmed, 2005.
( ) SILVA JUNIOR, Afonso Gomes da. Aprendizagem por meio de ludicidade. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
( ) SOUZA NETO, Georgiano José de. O jogo e o jogar: referências do lúdico no cotidiano. Montes Carlos: Unimontes, 2006.
( ) TUBINO, Manuel José Gomes. Dimensões sociais do esporte. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.


"Quando eu me comunico com criança é fácil porque sou muito maternal. Quando me comunico com adulto, na verdade estou me comunicando com o mais secreto de mim mesma, daí é difícil... O adulto é triste e solitário. A criança tem a fantasia muito solta. "
__________________________________________________________________________________________________________________________

[1] Licenciatura Plena em Matemática (UESPI); Especialista em Educação Matemática (UFPI); cursando especialização para acesso ao Mestrando em Ciências da Educação (FORUM/LUSÓFINA-PI); professor da SEDUC/PI (fevereiro/93), onde é professor-instrutor da Sala de Apoio Técnico-Pedagógico do Projeto Xadrez na Escola (MEC/SEDUC, efetivo de março/93); professor de EJA (SEMEC, efetivo de março/94), professora da FAEPI; pesquisador em Etnomatemática, Atividade lúdicas no processo ensino-aprendizagem, Tecnologias da Informação e Comunicação.E-mails: xadrezdopiaui@hotmail.com, Jefferson_faepi@hotmail.com, (86) 9926-0905.

SELETIVA ESTADUAL DE XADREZ – JEPEP’S 2009

SELETIVA ESTADUAL DE XADREZ – JEPEP’S 2009
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL JOÃO CLÍMACO
INÍCIO: 9:00 TÉRMINO: 11:00
(26/06/09)

Foi realizado na Escola Estadual João Clímaco, localizada no cruzamento da av. Campos Sales com a rua Davi Caldas – Centro, a seletiva final de xadrez para o JEPEP’S 2009, onde teve início às 9;00 h. Compareceram ao evento 38 alunos, tendo apenas 4 que faltaram.
A atividade foi acompanhada pelos representantes de cada Escola, o Supervisor Felinto Ribeiro e os árbitros prof. Jefferson Miranda (Professor da Sala de Apoio Técnico-Pedagógico aos Professores das Escolas Públicas Estaduais/SEDUC) e prof. Júlio (Coordenador de Xadrez do Inst. D. Barreto).
Como todos dos grupos (infanto e infantil) tiveram mais de 7 membros, o sistema de emparceiramento usado foi Sistema Suíço.
Abaixo estão relacionados os participantes e suas respectivas classificações (somente os cinco primeiros colocados de cada grupo participarão da seletiva final do estado com os demais alunos das esferas municipal, federal e particular):

MASCULINO

INFANTIL


1 JARDEL KENILSON C. DOS SA, 3.5 (4.0 8.0 8.5)
2 MAYCON VITO OLIVEIRA DA S, 3 (4.0 9.0 7.5)
3 WELLINGTON CESAR TORRES D, 3 (3.5 8.0 9.0)
4 ENOQUE DO MONTE SOUSA, 2.5 (2.5 5.0 4.5)
5 JOÃO VICTOR BARROSO DA CO, 2 (5.5 9.5 7.0)
6 FRANCISCO WELLINGTON DE S, 2 (2.5 6.0 3.0)
7 HYGOR MELO DE SENA, 1.5 (5.5 10.5 4.0)
8 EDENILSON ALVES DA SILVA, 1 (5.5 9.5 1.0)
9 HERBERT HOOVER GOMES M. N, 1 (4.0 8.0 4.0)
10 PAULO RICARDO PEREIRA SOA, 0.5 (3.0 6.5 1.5)
11 ANDRÉ VENÍCIUS DA SILVA C, 0 (0.0 0.0 0.0)

INFANTO
==> Problemas no programa (Swiss Perfect) ficou inviável a transposição desses resultados.

FEMININO

INFANTIL

1. FERNANDA ISABEL DE CARVAL, 3 (2.0 5.5 6.0 3)
2. FERNANDA TERESA DE CASTRO, 2 (1.5 5.5 4.0 2)
3. LUANA PEREIRA DE SOUSA, 2 (1.0 5.0 3.0 2)
4. ISLE ADRIELE DOS VIRGENS, 1.5 (1.5 5.5 3.5 1)
5. ALICE DE SOUSA ALVES, 1.5 (1.5 3.5 3.5 1)
6. MARIA VITÓRIA SAMPAIO MOR, 1 (2.0 4.0 1.0 1)
7. LÍDIA KAIRA NOGUEIRA DA C, 1 (1.5 3.5 3.0 1)
8. CALINE JHENIFER SILVA DE, 0 (1.0 3.5 0.0 0)

INFANTO

1. ANDRESSA PEREIRA DE SANTA, 3 (1.5 4.5 6.0 3)
2. LOHANA THALITA SANTOS DE, 2 (1.0 5.0 3.0 2)
3. ANNE BEATRIZ DA COSTA SOU, 1.5 (1.0 5.0 3.5 1)
4. HELAINE NUNES DE BARROS, 1 (2.0 6.0 3.0 1)
5. MARIA DA CONCEIÇÃO VERAS, 1 (1.5 5.0 2.0 0)
6. VALMIRA CRISTINA ALVES DA, 1 (1.5 4.0 2.0 0)
7. SANTILIA DE ABRIU ARAGÃO, 1 (1.0 3.5 1.5 0)

Parabéns a todos os participantes ao evento.

Prof. Jefferson Miranda

ANGLO LAVOISIER - COMPETIÇÃO ABERTA DE XADREZ

Veja as imagens da competição Anglo Lavoisier(24/06/09):

Árbitro Jefferson Miranda

ANGLO LAVOISIER - COMPETIÇÃO ABERTA DE XADREZ

Aconteceu nesta quarta-feira (24/06), com início às 15:40 h, a Olimpíada do Colégio Anglo 2009, que acontece a cada biênio. Neste ano com uma novidade dentre as competições esportivas: o jogo de xadrez.
Participaram 12 alunos, dentre os quais tinha alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.
A atividade foi acompanhada pela equipe de Educação Física da Instituição, tendo como árbitro o prof. Jefferson Miranda (Professor da Sala de Apoio Técnico-Pedagógico aos Professores das Escolas Públicas Estaduais/SEDUC) e o emparceiramento foi realizado pelo Sistema Suíço.Abaixo estão relacionados os participantes e suas respectivas classificações:

CAIO FREITAS, 3 (3.00 6.0 1.0 3.0)
MAYLON PEREIRA, 2.5 (2.25 4.5 1.0 2.5)
GUILHERME LIMA, 2 (4.00 5.0 2.0 7.0)
ÍTALO DELMIRO, 2 (3.00 4.0 2.0 5.0)
ANDRÉ DE ANDRADE, 2 (1.50 3.0 1.0 3.5)
OSCAR ARAUJO, 2 (1.50 3.0 1.0 3.5)
RAFAEL ANDRADE, 1 (1.00 3.0 2.0 6.0)
JOÃO FÉLIX, 1 (1.00 3.0 2.0 5.5)
ISAAC DO VALLE, 1 (0.00 2.0 1.0 3.5)
FÁBIO BARROSO, 1 (0.00 1.0 1.0 3.0)
FELIPE LIMA, 0.5 (1.25 1.5 2.0 6.5)
JOÃO DA SILVA, 0 (0.00 0.0 1.0 5.0)

Deixo meus parabéns para todos que competiram e aos membros da equipe organizadora do evento.

"Derrota após derrota até a vitória final." [Ernesto Che Guevara]

Jefferson Miranda

26 de junho de 2009

3ª NOTA - 5º PERÍODO

NOME: ________ E-MAIL: ___________
1. ACESSE A INTERNET (SUGESTÃO: www.google.com.br) E PROCURE O NA WEB TEXTOS SOBRE "O USO DE JOGOS E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO".DEIXE AS REFERÊNCIAS E, SE NECESSÁRIO, SALVE OS ARTIGOS PARA ENVIAR.
2. COMENTE SOBRE O SIGNIFICADO DE: "TUDO É EDUCAÇÃO. TODOS EDUCACAM. A SOCIEDADE É UMA GRANDE AGÊNCIA EDUCADORA."
3. O QUE É O SISTEMA LOGO?

3ª AVALIAÇÃO - PARTE DA 3ª AVALIAÇÃO

NOME: ________ E-MAIL: ___________
1.ACESSE A INTERNET (SUGESTÃO: www.google.com.br) E PROCURE O NA WEB TEXTOS SOBRE "O USO DE JOGOS E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO".
DEIXE AS REFERÊNCIAS E, SE NECESSÁRIO, SALVE OS ARTIGOS PARA ENVIAR.

2. COMENTE SOBRE O SIGNIFICADO DE: "O TRILHAR PEDAGÓGICO EXIGE DETERMINADAS POSTURAS FILOSÓFICAS QUE FUNDAMENTEM AS SUAS REFLEXÕES E PRÁTICA.

3. QUE INFORMAÇÕES TÊM NOS SITES A BAIXO RELACIONADOS DE INTERESSE PARA A DISCIPLINA MINISTRADA (INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO)?
A)www.mec.gov.br
B)www.inep.gov.br
C)www.ibge.gov.br

17 de junho de 2009

CAMPEONATO DO JEPEPI'S (2ª ETAPA)

Será realizada a segunda etapa das seletivas de xadrez dos JEPEP'S 2009 na Unidade Escolar João Clímaco, localizada no cruzamento da rua 13 de Maio com a av. Campos Sales no dia 26 de junho de 2009, às 8:00 horas.
Todos deverão estar munidos de documentos de identificação, que comprove sua idade, de modo a evitar futuros transtornos.
Em caso de dúvidas os interessados devem ligar para o prof. Felinto Ribeiro (8803-4465, 8818-4954, 3216-3244) ou prof. Jefferson Miranda (9926-0905, 9461-0839).

16 de junho de 2009

ATIVIDADES PARA JUNHO/2009

FACULDADE EVANVÉLICA DO PIAUÍ - FAEPI
V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO E TEOLOGIA (15 A 19)
MII-CURSO: MATEMÁTICA BÁSICA
MINISTRANTE: PROF. MESTRANDO JEFFERSON MIRANDA

ENCONTRO DE GEOGRAFIA EM BARRAS (19 E 20)
MINI-CURSO: O ESPAÇO LÚDICO NO ENSINO DA (DE) GEOGRAFIA
MINISTRANTE: PROF. MESTRANDO JEFFERSON MIRANDA

SELETIVA NA REGIÃO SUL

ANULADO O RESULTADO DA REGIÃO SUL. O MOTIVO PROVÁVEL SERIA A CONTROVÉRCIA DE DATAS DA SELETIVA.
A SELETIVA DA REGIÃO SUL ESTÁ PREVISTO PARA ACONTECER AMANHÃ (17 DE JUNHO) A PARTIR DAS 8:00.
JEFFERSON MIRANDA

5 de junho de 2009

IMAGENS DA SELETIVA - REGIÃO CENTRO-NORTE














Vejam algumas fotos tiradas durante a competição realizada no Complexo Escolar Benjamin Frankling, próximo a 4ª GRE.


SELETIVA DE XADREZ - REGIÃO CENTRO-NORTE

A seletiva de xadrez para alunos da rede pública das escolas estadual da região Centro-Norte (Piauí).

Teresina, 5 de junho de 2009.

4 de junho de 2009

SELETIVA DE XADREZ - 21ª GRE - INFANTIL FEMININO

SEQUÊNCIA DE VÍDEO DAS ATIVIDADES ENXADRÍSTICAS
SELETIVA PARA OS JOGOS ESTUDANTIS DO ESTADO DO PIAUÍ
INFATIL FEMIINO

Seletiva JEPEPI 2009 - 21ª GRE - VÍDEO INFANTO MASCULINO

SEQUÊNCIA DE VÍDEO DAS ATIVIDADES ENXADRÍSTICAS

SELETIVA PARA OS JOGOS ESTUDANTIS DO ESTADO DO PIAUÍ

INFANTO MASCULINO

Parabéns a todos enxadrístas...

FORMAÇÃO:
Ensino Médio - Pedagógico (1987), com 4º ano adicional em Estudos Sociais (1988)
Graduação - Pedagogia/Magistério (UFPI, não concluído, 1995)
Graduação - Lic. Plena em Matemática (UESPI, 2003)
Pós-graduação (Latu Sensu) - Métodos e Técnicas de Ensino (FATEPI, não concluído, 2005)
Pós-graduação (Latu Sensu) - Educação Matemática (UFPI, 2007)
Pós-graduação (Stritu Sensu) - Curso de Acesso ao Mestrado em Ciências da Educação (FORUM/LUSÓFONA, cursando)
Áreas de pesquisa:
Atividades lúdicas, jogo de xadrez, metodologia e história da matemática, etnomatemática
*************************************************

Deixo meu abraço a todos que lutam pela preservação do jogo de xadrez como atividade lúdica e pedagógia no processo ensino-aprendizagem.


Curso de xadrez

(para alunos e professores)

9926 - 0905
9461 - 0839
E-mail:

SELETIVA JEPEPI DE XADREZ 2009 - 21ª GRE




Acontece agora (4 de junho, 10 h) a seletiva para o JEPEPI 2009 da 21ª GRE no CAIC (Renascença).


Veja algumas fotos:

Os resultados deverão ser anotados neste blog ainda hoje.