30 de julho de 2010

MAIS CÓPIAS

AQUI ESTÃO MAIS MOLDES DE PEÇAS PARA A SALA DE AULA DE XADREZ:





Estes são moldes para o professor/instrutor trabalhar confeccionando material com os alunos.
Abaixo temos o xadrezpet (fonte: http://xadrezpetrolina.blogspot.com/) que pode ser confeccionado com tampas de garrafa pet e fazer o tabuleiro com cartolina ou papelão.


Bom trabalho a todos.

Jefferson Miranda

MOLDE DAS PEÇAS

Veja o molde para as peças para o mural.

19 de julho de 2010

PROPOSTA DE ATIVIDADES

A Supervisão do Projeto Xadrez Escolar na responsabilidade do prof. Felinto Ribeiro e o professor multiplicador Jefferson Miranda, elaboraram um esborço de projeto para trabalhar com a "elite" - faixa etária de 12 a 16 anos - dos atletas que competiram nas eliminatórias do JEP 2010.
Abaixo está o Projeto na íntegra:

Capa:

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍ – SEDUC

UNIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM – UNEA


 
CURSO DE NÍVEL MÉDIO ENXADRÍSTICO

 


 

 
TERESINA, 2010.

 
***************************************


JUSTIFICATIVA:
 
O Projeto Xadrez Escolar vem desenvolvendo atividades em escolas no Estado do Piauí desde sua criação em 2004, porém as atividades somente tiveram início em outubro de 2005 com a chegada dos jogos de xadrez (kits) e a criação da Sala de Apoio Técnico Pedagógico.
 
A Sala de Apoio Técnico Pedagógico ao Projeto Xadrez Escolar no Estado do Piauí tem priorizado a capacitação de instrutores para ministrar aulas de xadrez, a arbitragem em competições escolares e acompanhado escolas, professores e alunos em suas dúvidas.
 
Acreditamos que nosso trabalho, o esforço de instrutores e, em particular, algumas as escolas, é que contribuímos para o desempenho de alunos fora do Estado, pois em todos os anos seguintes o Piauí tem participado das competições para nos Jogos Escolares Brasileiro (JEB).
 
Dizem os leigos que o jogador de xadrez tem habilidades distintas das demais pessoas, pois possuem uma inteligência privilegiada. Entretanto essa afirmação não tem nenhuma comprovação científica, logo estes comentários não passam do senso comum. A condição de uma atividade sistematizada prioriza a anulação de chavões como este mencionado anteriormente, através de atividades empíricas eleitas com o intuito de desenvolver competências.
 
Em seu livro Por qué el ajedrez en las escuelas? (Por que o xadrez nas escolas?), Uvencio Blanco (in FILGUTH, 2007), descreve algumas atitudes e valores facilitados pelo xadrez: estudo, verdade, dignidade, criatividade, liberdade, beleza, amizade, sabedoria, autocrítica, solidariedade, saúde, disciplina, justiça, mérito próprio, auto-estima e perseverança.
 
O intuito de realizar o Projeto: Curso de Nível Médio Enxadrístico, com aulas práticas e teóricas para alunos da rede pública estadual, que já tenha conhecimento das regras básicas, objetiva aprimorar as técnicas no campo do conhecimento do jogo de xadrez para a faixa etária de 12 a 16 anos.
 
Acreditamos que aulas de reforço almejam desenvolver as habilidades cognitivas e sociais como condição de transferi-las para o meio escolar, além de corrigir os déficits da aprendizagem.
 
Tomando como referência epistemológica do conhecimento interacionista, Ernesto (2006) define que “o conhecimento é construído pelo próprio sujeito a partir da sua interação com o ambiente: conhece porque atua, atua porque conhece”. Ao compararmos que o estudo deste autor refere-se da interação do meio com as necessidades do sujeito social, vimos a necessidade de acompanhar de perto um grupo em particular de alunos.
 
OBJETIVO GERAL:

Aprimorar as técnicas enxadrísticas a nível intermediário ao aluno da rede pública estadual com faixa etária de 12 a 16 anos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver as habilidades cognitivas e sociais como condição de transferi-las para o meio escolar;
  • Corrigir os déficits da aprendizagem enxadrística, preparando o discente para competições escolares;
  • Priorizar a aprendizagem dos conhecimentos técnicos enxadrísticos para a categoria infantil (12 a 14 anos), assim como determina o regulamento dos Jogos Escolar Brasileiro – JEB.
 PÚBLICO ALVO:
 
Alunos na faixa etária de 12 a 16 anos que estejam devidamente matriculados em escolas públicas estaduais das Gerências Regionais de Educação (GRE) em Teresina e que tenha participado da 1ª etapa da Seletiva JEPEPI 2010.
 
METODOLOGIA:
 
As aulas serão expositivas e prática, fazendo uso do mural didático e jogos de peças.
Serão cadastrados no Curso de Nível Médio os atletas que participaram das seletivas do JEPEPI 2010, com faixa etária de 12 a 16 e que tenham conhecimento das técnicas e regras básicas do jogo de xadrez.
Cada Gerência de Ensino (GRE) em Teresina terá um dia na semana (ver Cronograma) com carga horária semanal de 4 h/a, sendo o local para ministrar as aulas deve ser definido em reunião com os responsáveis e dirigentes.
 Em particular, o curso visa – a longo prazo – preparar talentos para as competições futuras, onde estes grupos deverão representar o Estado.
 
CRONOGRAMA:
 As aulas serão ministradas nos horários: 8:00 às 9:30 h e 10:00 às 11:20 h.
O dia correspondente a cada GRE:
segunda- feira: 4ª GRE;
terça-feira: 19ª GRE;
quarta-feira: 20ª GRE;
quinta-feira: 21ª GRE.
O espaço físico onde deverão acontecer as aulas, será difinido pelos dirigentes das GREs.
 
ORÇAMENTO:

• Um instrutor;

• Um mural didático;

• Cinco jogos de xadrez;

• Espaço físico com mesas e cadeiras.

BIBLIOGRAFIA:

SADLER, Matthew. Xadrez: dicas para iniciantes. Tradução de Paulo Henrique Machado. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FILGUTH, Rubens (Org.). A importância do xadrez. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil – a teoria das inteligências múltipas na prática escolar. Porto Alegre: Arte Médica Sul, 2000.
ROSA NETO, Ernesto. Didática da matemática. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006.


Este Projeto foi apresentado na quarta-feira (14) deste mês na sala da Unidade de Ensino e Aprendizagem (SEDUC-PI).

17 de julho de 2010

Este blog já teve limitado a tão somente as atividades de xadrez, afinal seu nome é XADREZ DO PIAUÍ. Em publicação anterior, quando este completou sua "maior idade", escrevi que publicaria outros assuntos de interesse à educação e minhas atividades funcionais.
No perfil descreve, entre outras atividades do meu cotidiano, a participação sindical, pois ocupo o cargo de Diretor de Assuntos Sinciais do SINTE.
Abaixo está minha primeira participação em público representando tal cargo na posse da Diretoria Regional de Campo Maior (17 de julho, às 20:00 h):

Boa noite servidores da educação e convidados.


Boa noite.

Neste momento estamos de parabéns, pois o processo democrático foi concluído com a posse (hoje) de fato e direito da nova Diretoria do SINTE para pleito 2010 - 2013.

Nossos olhares agora têm que ser direcionado para um novo horizonte. “Um recomeço”, digamos assim.

Recomeço, porque a cada eleição é conquistado um ato de processo político. Algo que voltamos acreditar desde o término da ditadura.

Por um lado, não podemos de deixar de considerar que as diferenças existem e sempre existirão.

Afinal somos – em particular – um Universo de desigualdades.

Para aqueles que ganharam nas urnas, reforço meus parabéns. E convido-os a construir nosso sindicato.

Estamos numa época em que as práticas sindicais estão em crise, pois existe um crescente sentimento de individualismos entre todos.

Na história das lutas sociais, as divisões da base sempre contribuíram para a classe dominante – os patrões.

Para aqueles que acreditam que perderam nas urnas, convoco para retornarmos à luta, por que o SITNE não é um espaço de poucos agregados, nem um gueto, nem tão pouco “algo” particular/privado...

Temos que rever as diferenças e agrupar as igualdades, pois é nisso que acredito ser o ato democrático.

Findo fazendo uso de algumas palavras do grande sociólogo e cientista político HERBERT JOSÉ DE SOUZA (Betinho), em sua obra Como fazer uma análise de conjuntura (1984):

                                           A análise de conjuntura de modo geral é uma análise interessada em produzir
                                           um tipo de intervenção na política; é um elemento fundamental na organização
                                           da política, na definição das estratégias e táticas das diversas forças sociais em
                                           luta (p. 17)

Estamos de parabéns!

Jefferson Miranda

14 de julho de 2010

CURSO DE NÍVEL MÉDIO ENXADRÍSTICO

Será realizado a partir de agosto de 2010 o curso de Nível Médio Enxadrístico para alunos da rede pública estadual, com faixa etária de 12 a 16 anos, que estejam devidamente matriculados em escolas públicas estaduais das Gerências Regionais de Educação (GRE) em Teresina e que tenha participado da Seletiva JEPEPI 2010.
Os interessados devem entrar em contato com o responsável na sua GRE.

Jefferson Miranda

10 de julho de 2010

JOGOS ESTUDANTIS PIAUIENSE - 2010

Foi realizada dia 9 de julho nos turnos manha e tarde as seletivas para os Jogos Estudantis Piauiense de 2010 na Escola Estadual Benjamim Constant, com a participação especial de escolares das redes públicas e privadas do Estado, o supervisor do Programa de Xadrez na Escola (SEDUC-PI), prof. Felinto Ribeiro, os técnicos dos enxadrístas que competiram e a equipe de arbitragem.
O evento teve inicio às 8:00 h e teve término às 17:40 h, com intervalo para almoço. Participaram 43 atletas distribuídos em infantil e infanto (masculino/femino).
O sistema de emparceramento usado foi o suíço (programa swiss perfect 98) e com, em média, 4 rodadas para todos os emparceiramentos.
Vejamos os resultados:

Olimpíadas Escolares Piaui 2010 - Intanto feminino - Round 3
Standings
Place Name Club Score M-Buch. Buch. Progr.

1 Amanda CAROLINE DE CARVALHO IFPI 3.0 1.0 3.5 6.0
2 Gabrielle CAVALCANTE PEREIRA E. N. Srª DA PAZ 2.0 2.0 6.0 5.0
3 Nayele NERES RIBEIRO IFPI 2.0 2.0 4.5 4.0
4 Mª da Conceição V. Silva E. T. DIRCEU ARCOVERDE 2.0 1.0 4.0 3.0
5 Fernanda Teresa de C. Marinho Dias U. E. JOÃO CLÍMACO 1.0 2.0 5.5 3.0
6 Andressa Pereira de Santana U. E. ANTONIO TARCISO 1.0 2.0 4.5 1.0
7 Jennifer SHAIRON PINHEIRO U. E. A. MORAIS - D. LOBÃO 0.5 2.0 5.5 1.0
8 Pamela MOREIRA SARAIVA IFPI 0.5 1.0 2.5 1.0
9 Érica S. B. DOS SANTOS E. M. SANTA FÉ 0.0 1.5 4.5 0.0

Results
No Name Club Total Result Name Club Total

1 Gabrielle CAVALCANTE PEREIRA E. N. Srª DA PAZ [2] 0:1 Amanda CAROLINE DE CARVALHO IFPI [2]
2 Fernanda Teresa de C. Marinho Dias U. E. JOÃO CLÍMACO [1] 0:1 Mª da Conceição V. Silva E. T. DIRCEU ARCOVERDE [1]
3 Jennifer SHAIRON PINHEIRO U. E. A. MORAIS - D. LOBÃO [.5] 0:1 Nayele NERES RIBEIRO IFPI [1]
4 Andressa Pereira de Santana U. E. ANTONIO TARCISO [0] 1:0 Pamela MOREIRA SARAIVA IFPI [.5]
5 Érica S. B. DOS SANTOS E. M. SANTA FÉ [0] 0:0 BYE

by Swiss Perfect (TM) www.swissperfect.com

Olimpíadas Escolares Piaui 2010 - Intanto masculino - Round 4
Standings
Place Name Club Score M-Buch. Buch. Progr.

1 Jonatas BLENDO DOS SANTOS LEAL E. N. Srª DA PAZ 4.0 5.0 10.0 10.0
2 Eliezer DO MONTE SOUSA U. E. ANTONIO TARCISO 3.0 5.0 10.5 8.0
3 Jhonatan TORRRES O. SILVA E. M. OFÉLIO LEITÃO 3.0 4.0 9.0 9.0
4 Ramon DOMINGOS CUNHA U. E. ANTº FREITAS - J. FREITA 3.0 4.0 8.5 7.0
5 Flávio VIANA MORAIS IFPI 2.5 3.0 7.0 6.0
6 Clinton Henry COLAÇO CONEGUNDES INSTITUTO DOM BARRETO 2.0 5.0 9.5 5.0
7 Jackson LIMA DA SILVA U. E. JOÃO SOARES DA SILVA 2.0 4.0 8.0 4.0
8 Misael LEITE E. M. ANTONIO GAYOSO 2.0 3.5 7.5 5.0
9 Abraão DA SILVA COSTA U. E. PEDRA MOLE 1.5 4.5 8.5 4.0
10 Danilo ICARO ANTONIO DA SILVA IFPI 1.5 4.0 8.0 4.0
11 Lucas ALVES DE FREITAS E. M. VALTER ALENCAR 1.5 3.5 7.5 5.0
12 Adélio BRUNO DE SOUSA PEREIRA E. M. MACHADO DE ASSIS 1.0 4.5 7.5 2.0
13 Daniel SENA DIAS E. M. NOSSA Srª DA PAZ 1.0 3.0 4.5 1.0
14 Rodrigo VIEIRA DOS SANTOS VERAS IFPI 0.0 4.0 8.0 0.0
15 Francisco WALISSON A. DE SOUSA E. M. SANTA FÉ 0.0 3.0 6.0 0.0

Results
No Name Club Total Result Name Club Total

1 Jhonatan TORRRES O. SILVA E. M. OFÉLIO LEITÃO [3] 0:1 Jonatas BLENDO DOS SANTOS LEAL E. N. Srª DA PAZ [3]
2 Eliezer DO MONTE SOUSA U. E. ANTONIO TARCISO [2] 1:0 Clinton Henry COLAÇO CONEGUNDES INSTITUTO DOM BARRETO [2]
3 Ramon DOMINGOS CUNHA U. E. ANTº FREITAS - J. FREITA [2] 1:0 Abraão DA SILVA COSTA U. E. PEDRA MOLE [1.5]
4 Flávio VIANA MORAIS IFPI [1.5] 1:0 Danilo ICARO ANTONIO DA SILVA IFPI [1.5]
5 Lucas ALVES DE FREITAS E. M. VALTER ALENCAR [1.5] 0:1 Misael LEITE E. M. ANTONIO GAYOSO [1]
6 Jackson LIMA DA SILVA U. E. JOÃO SOARES DA SILVA [1] 1:0 Adélio BRUNO DE SOUSA PEREIRA E. M. MACHADO DE ASSIS [1]
7 Daniel SENA DIAS E. M. NOSSA Srª DA PAZ [0] 1:0 Francisco WALISSON A. DE SOUSA E. M. SANTA FÉ [0]
8 Rodrigo VIEIRA DOS SANTOS VERAS IFPI [0] 0:0 BYE

by Swiss Perfect (TM) www.swissperfect.com

Olimpíadas Escolares Piaui 2010 - Intantil feminino - Round 4
Standings
Place Name Club Score M-Buch. Buch. Progr.

1 Camila da Silva Santos U. E. ANTONIO TARCISO 4.0 3.5 7.5 10.0
2 Maria Teresa de Carvalho E. M. SANTA FÉ 3.0 5.0 9.5 9.0
3 Hildenise de Oliveira Carvalho E. M. PARQUE ITARARÉ 3.0 3.0 6.5 8.0
4 Caline Jhenife Silva de Aquino U. E. SANTA INÊS 2.0 5.0 9.5 6.0
5 Isadora Silva Rezi E. M. MANOEL NOGUEIRA LIMA 2.0 3.5 8.5 5.0
6 Maria Rayana Soares da Silva E. M. SANTA FILOMENA 1.5 3.5 8.5 2.0
7 Maria Vitória Sampaio Morais CERMAP 1.5 3.5 6.0 3.5
8 Idalmar Gomes da Silva Andrade E. M. MACHADO DE ASSIS 1.0 5.0 10.5 3.0
9 Mylena Alves do Nascimento U. E. JOÃO SOARES 0.5 5.0 9.5 0.5
10 Caroline SILVA ROCHA E. N. Srª DA PAZ 0.0 4.0 8.0 0.0

Results
No Name Club Total Result Name Club Total

1 Camila da Silva Santos U. E. ANTONIO TARCISO [3] 1:0 Maria Teresa de Carvalho E. M. SANTA FÉ [3]
2 Hildenise de Oliveira Carvalho E. M. PARQUE ITARARÉ [2] 1:0 Caline Jhenife Silva de Aquino U. E. SANTA INÊS [2]
3 Maria Rayana Soares da Silva E. M. SANTA FILOMENA [.5] 1:0 Maria Vitória Sampaio Morais CERMAP [1.5]
4 Idalmar Gomes da Silva Andrade E. M. MACHADO DE ASSIS [1] 0:1 Isadora Silva Rezi E. M. MANOEL NOGUEIRA LIMA [1]
5 Mylena Alves do Nascimento U. E. JOÃO SOARES [0] ½:0 BYE
6 Caroline SILVA ROCHA E. N. Srª DA PAZ [0] 0:0 BYE

by Swiss Perfect (TM) www.swissperfect.com

Olimpíadas Escolares Piaui 2010 - Intanto feminino - Round 3
Standings
Place Name Club Score M-Buch. Buch. Progr.

1 Amanda CAROLINE DE CARVALHO IFPI 3.0 1.0 3.5 6.0
2 Gabrielle CAVALCANTE PEREIRA E. N. Srª DA PAZ 2.0 2.0 6.0 5.0
3 Nayele NERES RIBEIRO IFPI 2.0 2.0 4.5 4.0
4 Mª da Conceição V. Silva E. T. DIRCEU ARCOVERDE 2.0 1.0 4.0 3.0
5 Fernanda Teresa de C. Marinho Dias U. E. JOÃO CLÍMACO 1.0 2.0 5.5 3.0
6 Andressa Pereira de Santana U. E. ANTONIO TARCISO 1.0 2.0 4.5 1.0
7 Jennifer SHAIRON PINHEIRO U. E. A. MORAIS - D. LOBÃO 0.5 2.0 5.5 1.0
8 Pamela MOREIRA SARAIVA IFPI 0.5 1.0 2.5 1.0
9 Érica S. B. DOS SANTOS E. M. SANTA FÉ 0.0 1.5 4.5 0.0

Results
No Name Club Total Result Name Club Total

1 Gabrielle CAVALCANTE PEREIRA E. N. Srª DA PAZ [2] 0:1 Amanda CAROLINE DE CARVALHO IFPI [2]
2 Fernanda Teresa de C. Marinho Dias U. E. JOÃO CLÍMACO [1] 0:1 Mª da Conceição V. Silva E. T. DIRCEU ARCOVERDE [1]
3 Jennifer SHAIRON PINHEIRO U. E. A. MORAIS - D. LOBÃO [.5] 0:1 Nayele NERES RIBEIRO IFPI [1]
4 Andressa Pereira de Santana U. E. ANTONIO TARCISO [0] 1:0 Pamela MOREIRA SARAIVA IFPI [.5]
5 Érica S. B. DOS SANTOS E. M. SANTA FÉ [0] 0:0 BYE

by Swiss Perfect (TM) www.swissperfect.com

7 de julho de 2010

COMPETIÇÃO DE XADREZ PARA O JEPEPI - 2010

Será dia 9 de julho (sexta-feira) a final para o JEPEPI 2010. Sendo que terá o seguinte horário:
De 8 às 12 h - (infantil feminino e masculino);
De 14 às 18 h - (infanto masculino e feminino).

Todos os detalhes serão informados no cogresso técnico.

Jefferson Miranda

Congressso Técnico de Xadrez

Acontece dia 7 de julho, às 11:00 h, o congresso técnico de xadrez no prédio da Escola Fazendária.

Jefferson Miranda