20 de outubro de 2008

Quem foi Mikhail Botvinnik ?

A frase no cabeçalho do Blog é de Mikhail Botvinnik (1911-1995) e a encontrei pesquisando no livro Xadrez de A a Z (Filguth, 2005).

Achei esta frase e outras de enxadrísta muito interessantes, assim pesquisei um pouco mais...


Botvinnik foi o pioneiro da dominação russa do xadrez mundial, que, excetuando-se o breve reinado de Bobby Fischer, vem durando a maior parte do século XX. Mas, o que é mais importante para o enxadrista comum, foi o primeiro a tratar o xadrez como uma ciência e um esporte e a formular um programa de treinamento sistematizado para competição. Esta atitude séria perante o xadrez contrastava com a de Steinitz, fiel às suas aberturas inconsistentes mesmo depois de derrotas, com as de Lasker e Capablanca, que raramente se preparavam para os torneios, e até com a de Alekhine, cuja preocupação meticulosa com os adversários não incluía os cuidados com a própria condição física. O papel do xadrez na sociedade soviética tornou a atitude de Botvinnik proveitosa não só para ele - campeão mundial em potencial - como para outros. Lênin era um aficionado do xadrez, assim como Krilenko, um de seus tenentes.

Jefferson Miranda

Teresina - PI

Projeto Xadrez Escolar

Foi liberado o dinheiro de agosto/2008, referente ao pagamento da bolsa de R$ 200,00 para os professores credenciados no programa.
Com o problema da greve dos bancários a Supervisão do Projeto Xadrez Escolar, através do professor Felinto, afirmou ter tido dificudades para cumprir as datas. Confirmou ainda qua o pagamento de Setembro já está em andamento...
Entretanto, salientou que somente os professores que receberam pela conta bancária são que poderão sacar, pois, aqueles que recebem pelo CPF, somente quando os bancos reabrirem.
Então vamos gastar...
Jefferson Miranda
Teresina - PI

17 de outubro de 2008

CURSO A DISTÂNCIA

A FAIBRA/FAK está oferecendo curso à distância, além do regular de Licenciatura Plena em Pedagogia.
As inscrições iniciaram em 6 de outubro e irão até 17 de novembro.
O curso à distância terá um encontro semanal - aula presencial (sexta ou sábado, dependendo da área) .
Os interessados devem ligar para (86) 3223 - 0805 ou acessar www.uniasselvi.com.br.
Você pode fazer a inscrição pela internet.
Sigua:
2. Clik em fazer incrição;
3. Preencha os dados: cpf, cidade e estado que reside e selecione o curso desejado e clik em prossiga;
4. Selecione a instituição parceira: FAK - FAIBRA - PI e clik em prossiga;
5. Prencha todos os espaços e clik em "Faça Minha Inscrição".
OBSERVAÇÃO: NÃO ESQUEÇA DE IMPRIMIR O DOCUMENTO.
Esperamos você em nossa Instituição.
Jefferson Miranda
Teresina - PI

IV Simpósio na FAEPI

Convido a todos que acessam este blog para participarem do IV SIMPOSIO DE EDUCAÇÃO E TEOLOGIA, que acontecerá na Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI), no período de 20 a 24/10/2008 - Horário: 15:00 às 21:30h. Os interessado devem entrar em contato pelo fone (86)3218-1329 ou deslocar-se a Rua Treze de Maio, 2660 – Bairro Pio XII e procurar professora Valéria (mais informações: acesse o site www.faepi.com.br).
No Simpósio, estarei ministrando um curso de matemática básica.
Abraços a todos.
Jefferson Miranda
Teresina - PI

Curso de Xadrez em Capitão de Campos

Aconteceu ontem (16/10) a última etapa do curso de xadrez (pelo PDDE) no GINÁSIO MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DOS REMÉDIOS CANUTO ANDRADE MENDES, em cidade de Capitão de Campos (PI).
Foram indagados sobre o andamento dos trabalhos à Direção da escola e a professores.
Foi uma reunião pedagógica, visto que, a parte técnica do curso foi ministrado em três dadas distintas, tendo no dia 2 de agosto o último encontro.
Ficaou acordado que a entrega do relatório será após 15 dias. Reforço que esse dito documento estará exposto (em partes) neste blog.
Abraço a todos que nos acompanha.
Jefferson Miranda
Teresina - PI

9 de outubro de 2008

Revistinha INTERESSANTE!

Faço pesquisas constante nas bancas de revistas a procura de textos interessantes, seja sobre jogos ou história.
Recentemente encontrei na revista Projetos Escolares (Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano), da Editora Online algo de importante para àqueles que trabalham com o jogo de xadrez.
São seis páginas de muita informação, além do encarte contendo esquemas e moldes para confeccionar peças e tabueiro.
Na minha opinião o material está muito bom! Contudo, o artigo deixou algumas lacunas... entre elas posso citar:
1. Não consta nenhuma referência bibliográfica sobre o assunto.
2. A sugestão para o ensino do movimento das peças (pág. 19), indica assim: "Comece pelo bispo, depois passa para a torre, a dama, o rei, o cavalo e, por último, o peão."
3. Na página 21 inicia as elucidações sobre o movimento das peças: primeiro os peões, depois, bispos, cavalos, torres, dama e rei.
4. Sabemos que a história mais contada do surgimento do xadrez é pela Índia, no entanto, o "passo-a-passo" (pág. 20) desvincula a lenda.
Didaticamente, digo que alguns textos estão inadequados, como por exemplo: a história recontada e as sugestões com a prática.
Jefferson Miranda
Teresina - PI

Torneio na Escola Didácio - Dirceu

Acontecerá Sábado (11 de outubro) uma competição enxadrítica na Escola Estadual Didácio (Dirceu).
Os interressados deverão entrar em contato com o professor-instrutor responsável.
Jefferson Miranda
Teresina - PI

TORNEIO DA REGIÃO NORTE

Acontecerá competição entre enxadrístas das escolas estaduais da Região Norte (em Teresina, Piauí) no dia 10 de novembro de 2008.

Jefferson Miranda
Teresina - PI

2 de outubro de 2008

CURSO DE XADREZ

Acontecerá na Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI), no período de 20 a 24 de outubro de 2008, o Simpósio sobre Inclusão e Diversidade, onde terão várias atividades.
Entre tantas, o Curso de Xadrez Básicos para alunos do 2º período de Pedagogia e o curso de Matemática Básica (conteúdos selecionados do 5º, 6º e 7º anos) que será aberto ao público acadêmico. Ambos ministrados pelo prof. Especialista Jefferson Miranda.
Os interessador devem procurar informações com a Coordenadora Valéria a partir do dia 6 de outubro.

CURSOS DE XADREZ - SEDUC/UNEA

A Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí, promoverá após o período eleitoral a capacitação em Xadrez Básico para professores cadastrados no Projeto.
Os professores interessados e lotados em escolas que têm o material de xadrez, mas não está tendo atividades, deve entrar em contato com o Supervisor do Projeto prof. Felinto:
UNEA - 3216-3244
Celular: 8803-4465
Prof. da Sala de Apoio ao Projeto Xadrez Escolar
Jefferson Miranda