RUMOS DA PESQUISA EM XADREZ
As pessoas, quando ouvem sobre xadrez imaginam algo voltado somente para os mais dotados de inteligência. O esteriótipo do jogador de xadrez (senso comum, no Brasil) é um indivíduao que domina habilidades de grande abstração e tem uma afinidade com muita leitura.
Esta comparação com os mais afortunados não existe a toa. Por muito tempo no Brasil, o acesso ao ensino de jogo de xadrez era somente para famílias de alto poder aquisitovo - famílias ricas. A "elite".
(...)
Hoje, os exemplos têm mostrado que o jogo de xadrez é de livre acesso a qualquer faixa etária e nível social.
(...)
Observamos que um fator importante para quem pretende aprender e estudar sobre o tema, seria a condição de ter as técnicas de decodificar um texto, portanto, a idade ficaria em torno de 6 anos (a criança já tenha condições de ler e escrever).
(...)
Poucas são as pesquisas sobre a influência pedagógica do xadrez no ensino (...).
FONTE: Texto do projeto de dissertação "A influência do jogo
de xadrez na aprendizagem em escolas públicas estadual", FORUM-PI.
Então, quais seriam os campos de pesquisa sobre o jogo de xadrez voltados para a educação?
1. Ludicidade (pesquisa sobre jogos, psicologia);
2. Ensino-aprendizagem (voltado para a pesquisa com o(a) doscente e discente);
3. Ensino (voltado para pesquisa com o(a) aluno(a));
4. Aprendizagem (voltado para pesquisa com o(a) professor(a));
5. Pesquisa literária (história, interdisciplinaridade).
Estas são minhas sujestões para quem pretender pesquisar sobre o tema.
Abraços,
Prof. Jefferson Miranda
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