23 de setembro de 2007

A HISTÓRIA DO XADREZ

Parte 1

O Xadrez é um jogo muito antigo, e não existem relatos históricos (comprovados) sobre sua origem. O que temos são lendas e trechos da história contados pelos povos que dominaram “certas regiões” e transmitidos geração a geração.
Muitos defendem a invenção do jogo, cada um contando sua versão sobre a criação, dentre os mais conhecidos temos a China, Irã (Pérsia) e Índia.
Existem evidências de que o xadrez foi primeiramente inventado na China em 204-203 a.C. por Han Xin, um líder militar, para dar às suas tropas algo para fazer durante um acampamento de inverno. O próprio Rei Arthur é cogitado como um dos possíveis inventores do jogo. Ainda temos a teoria de que foram os gregos no cerco à Tróia que o inventaram.
A origem na Índia é a mais aceita, com o nome de Chaturanga, sem data determinada, sabendo-se apenas que foi há muito tempo antes de Cristo.
Essa conjectura surgiu baseando-se me que:

O nome do jogo, tal como se praticava na Índia, era chaturanga, o que significava “exército formado por quatro membros”. Pela representação desses membros sobre o tabuleiro de xadrez como elefante, cavalos, carros e soldados a pé (bispos, cavalos, torres e peões), podemos fazer certas especulações quanto a idade provável do xadrez. O exército indiano foi formado pelos quatros membros mencionados até a invasão da Índia por Alexandre, O Grande, no ano de 326 antes de Cristo. (LASKER, p 31).
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixar em português o nome e a origem (cidade, estado, país). Obrigado.
Leave in Portuguese, the name and the origin (city, state, country). Thank you.
Dejar en portugués, el nombre y el origen (ciudad, estado, país). Gracias.
Partez dans le Portugais, le nom et l'origine (ville, état, pays). Merci.
Verlassen Sie in portugiesisch, im Namen und im Ursprung (Stadt, Zustand, Land). Danke.