23 de setembro de 2007

PLANO DE AULA DE XADREZ

Iniciei as atividades enxadrísticas- em fase expermental - na Escola Pro Campus, dia 15 de Setembro, com uma boa carga de curiosidade e ansiedade dos presentes (alunos, professores e equipe gestora).
Estou deixando uma sugestão de Plano de Aula neste blog para os professores que trabalham na área:

PLANO DE AULA

Dados
Escola: PROCAMPUS
Professor Jefferson Miranda
Duração da atividade: 50 minutos Data da aula: 14/09/2007
[ X ] Ensino Fundamental [ ] Ensino Médio 5ª e 6ª Séries
Conteúdos: regras, paciência, autocontrole, entretenimento lúdico.
Disciplinas envolvidas: História, geografia e Matemática.

Objetivos
Objetivo Geral
· Dominar as regras inerentes ao movimento das peças de xadrez (rei e dama) e as características do tabuleiro.

Objetivos específicos:
· Conhecer a lenda do xadrez.
· Identificar as características do tabuleiro de xadrez (linhas, colunas e diagonais).
· Aprender a posição inicial das peças no jogo de xadrez.
· Aprender as regras de movimento do rei e da dama.
· Conhecer o xeque-mate de rei e dama no rei adversário.

Metodologia
1. Inicialmente, a classe deve estar disposta em cadeiras individuais, sem o contato com os jogos, de modo que todos estejam atentos para a exposição das normas pelo instrutor de xadrez. Será feita a explanação sobre a lenda mais aceita do xadrez.

2. Logo, disponha a sala em duplas (emparceiradas) de livre escolha entre os presentes, de modo que cada mesa tenha um jogo de peças e um tabuleiro com dois alunos. As peças não deverão estar expostas sobre a mesa.

3. É importante que se faça uma pequena exposição sobre os aspectos históricos na evolução de cada peça do xadrez ocidental.

4. Após o relato sobre a lenda e das normas de andamento das aulas, faz-se necessário destacar a regra correta de arrumar o tabuleiro e suas características (linhas, colunas e diagonais) e arrumam-se as peças sobre o tabuleiro: reis (R), damas(D), bispos(B), cavalos(C), torres(T) e peões (tomando-se os devidos cuidados para que alunos conhecedores das regras não atrapalhem o aprendizado dos outros).

5. Agora, então, demonstram-se os movimentos das peças: rei e dama. Imediatamente, mostra-se como efetuar o xeque-mate com rei e dama no rei adversário. O exercício deve ser realizado em permuta entre os emparceirados. Não é necessária a toca entre as duplas

6. Para encerrar, chame a atenção dos alunos novamente e faça uma breve demonstração dos movimentos do bispo e torre.

Recursos
· Quadro acrílico
· Pinceis para quadro branco preto e azul
· Tabuleiro mural de xadrez
· Jogos de xadrez (peças e tabuleiro)

Avaliação
Como critérios serão considerados: o desempenho do aluno na prática das regras, seu empenho em participar dos exercícios propostos e suas atitudes de reconhecimento da importância da diversidade em sala de aula através da ilustração de si e do outro.

Bibliografia
GIUSTI, Paulo. Xadrez da Escola aos Primeiros Torneios – vol I. São Bernardo do Campo: Barcarola Editora, 1999.

RESENDE, Sylvio. Xadrez na Escola – Uma abordagem didática para principiantes. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2002.

SILVA, Wilson da. Curso de Xadrez Básico – jogos pré-enxadrísticos. Curitiba: 2002.
OBSERVAÇÃO:
Este modelo (estrutura física) de plano encontrei em pesquisa realizada pela internet e o adaptei a minhas condições.
Jefferson Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixar em português o nome e a origem (cidade, estado, país). Obrigado.
Leave in Portuguese, the name and the origin (city, state, country). Thank you.
Dejar en portugués, el nombre y el origen (ciudad, estado, país). Gracias.
Partez dans le Portugais, le nom et l'origine (ville, état, pays). Merci.
Verlassen Sie in portugiesisch, im Namen und im Ursprung (Stadt, Zustand, Land). Danke.