Abaixo está o Projeto na íntegra:
Capa:
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍ – SEDUC
UNIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM – UNEA
JUSTIFICATIVA:
O Projeto Xadrez Escolar vem desenvolvendo atividades em escolas no Estado do Piauí desde sua criação em 2004, porém as atividades somente tiveram início em outubro de 2005 com a chegada dos jogos de xadrez (kits) e a criação da Sala de Apoio Técnico Pedagógico.
A Sala de Apoio Técnico Pedagógico ao Projeto Xadrez Escolar no Estado do Piauí tem priorizado a capacitação de instrutores para ministrar aulas de xadrez, a arbitragem em competições escolares e acompanhado escolas, professores e alunos em suas dúvidas.
Acreditamos que nosso trabalho, o esforço de instrutores e, em particular, algumas as escolas, é que contribuímos para o desempenho de alunos fora do Estado, pois em todos os anos seguintes o Piauí tem participado das competições para nos Jogos Escolares Brasileiro (JEB).
Dizem os leigos que o jogador de xadrez tem habilidades distintas das demais pessoas, pois possuem uma inteligência privilegiada. Entretanto essa afirmação não tem nenhuma comprovação científica, logo estes comentários não passam do senso comum. A condição de uma atividade sistematizada prioriza a anulação de chavões como este mencionado anteriormente, através de atividades empíricas eleitas com o intuito de desenvolver competências.
Em seu livro Por qué el ajedrez en las escuelas? (Por que o xadrez nas escolas?), Uvencio Blanco (in FILGUTH, 2007), descreve algumas atitudes e valores facilitados pelo xadrez: estudo, verdade, dignidade, criatividade, liberdade, beleza, amizade, sabedoria, autocrítica, solidariedade, saúde, disciplina, justiça, mérito próprio, auto-estima e perseverança.
O intuito de realizar o Projeto: Curso de Nível Médio Enxadrístico, com aulas práticas e teóricas para alunos da rede pública estadual, que já tenha conhecimento das regras básicas, objetiva aprimorar as técnicas no campo do conhecimento do jogo de xadrez para a faixa etária de 12 a 16 anos.
Acreditamos que aulas de reforço almejam desenvolver as habilidades cognitivas e sociais como condição de transferi-las para o meio escolar, além de corrigir os déficits da aprendizagem.
Tomando como referência epistemológica do conhecimento interacionista, Ernesto (2006) define que “o conhecimento é construído pelo próprio sujeito a partir da sua interação com o ambiente: conhece porque atua, atua porque conhece”. Ao compararmos que o estudo deste autor refere-se da interação do meio com as necessidades do sujeito social, vimos a necessidade de acompanhar de perto um grupo em particular de alunos.
OBJETIVO GERAL:
Aprimorar as técnicas enxadrísticas a nível intermediário ao aluno da rede pública estadual com faixa etária de 12 a 16 anos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver as habilidades cognitivas e sociais como condição de transferi-las para o meio escolar;
- Corrigir os déficits da aprendizagem enxadrística, preparando o discente para competições escolares;
- Priorizar a aprendizagem dos conhecimentos técnicos enxadrísticos para a categoria infantil (12 a 14 anos), assim como determina o regulamento dos Jogos Escolar Brasileiro – JEB.
PÚBLICO ALVO:
Alunos na faixa etária de 12 a 16 anos que estejam devidamente matriculados em escolas públicas estaduais das Gerências Regionais de Educação (GRE) em Teresina e que tenha participado da 1ª etapa da Seletiva JEPEPI 2010.
METODOLOGIA:
As aulas serão expositivas e prática, fazendo uso do mural didático e jogos de peças.
Serão cadastrados no Curso de Nível Médio os atletas que participaram das seletivas do JEPEPI 2010, com faixa etária de 12 a 16 e que tenham conhecimento das técnicas e regras básicas do jogo de xadrez.
Cada Gerência de Ensino (GRE) em Teresina terá um dia na semana (ver Cronograma) com carga horária semanal de 4 h/a, sendo o local para ministrar as aulas deve ser definido em reunião com os responsáveis e dirigentes.
Em particular, o curso visa – a longo prazo – preparar talentos para as competições futuras, onde estes grupos deverão representar o Estado.
CRONOGRAMA:
As aulas serão ministradas nos horários: 8:00 às 9:30 h e 10:00 às 11:20 h.
O dia correspondente a cada GRE:
segunda- feira: 4ª GRE;
terça-feira: 19ª GRE;
quarta-feira: 20ª GRE;
quinta-feira: 21ª GRE.
O espaço físico onde deverão acontecer as aulas, será difinido pelos dirigentes das GREs.
ORÇAMENTO:
• Um instrutor;
• Um mural didático;
• Cinco jogos de xadrez;
• Espaço físico com mesas e cadeiras.
BIBLIOGRAFIA:
SADLER, Matthew. Xadrez: dicas para iniciantes. Tradução de Paulo Henrique Machado. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FILGUTH, Rubens (Org.). A importância do xadrez. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil – a teoria das inteligências múltipas na prática escolar. Porto Alegre: Arte Médica Sul, 2000.
ROSA NETO, Ernesto. Didática da matemática. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006.
Este Projeto foi apresentado na quarta-feira (14) deste mês na sala da Unidade de Ensino e Aprendizagem (SEDUC-PI).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixar em português o nome e a origem (cidade, estado, país). Obrigado.
Leave in Portuguese, the name and the origin (city, state, country). Thank you.
Dejar en portugués, el nombre y el origen (ciudad, estado, país). Gracias.
Partez dans le Portugais, le nom et l'origine (ville, état, pays). Merci.
Verlassen Sie in portugiesisch, im Namen und im Ursprung (Stadt, Zustand, Land). Danke.