19 de julho de 2010

PROPOSTA DE ATIVIDADES

A Supervisão do Projeto Xadrez Escolar na responsabilidade do prof. Felinto Ribeiro e o professor multiplicador Jefferson Miranda, elaboraram um esborço de projeto para trabalhar com a "elite" - faixa etária de 12 a 16 anos - dos atletas que competiram nas eliminatórias do JEP 2010.
Abaixo está o Projeto na íntegra:

Capa:

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍ – SEDUC

UNIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM – UNEA


 
CURSO DE NÍVEL MÉDIO ENXADRÍSTICO

 


 

 
TERESINA, 2010.

 
***************************************


JUSTIFICATIVA:
 
O Projeto Xadrez Escolar vem desenvolvendo atividades em escolas no Estado do Piauí desde sua criação em 2004, porém as atividades somente tiveram início em outubro de 2005 com a chegada dos jogos de xadrez (kits) e a criação da Sala de Apoio Técnico Pedagógico.
 
A Sala de Apoio Técnico Pedagógico ao Projeto Xadrez Escolar no Estado do Piauí tem priorizado a capacitação de instrutores para ministrar aulas de xadrez, a arbitragem em competições escolares e acompanhado escolas, professores e alunos em suas dúvidas.
 
Acreditamos que nosso trabalho, o esforço de instrutores e, em particular, algumas as escolas, é que contribuímos para o desempenho de alunos fora do Estado, pois em todos os anos seguintes o Piauí tem participado das competições para nos Jogos Escolares Brasileiro (JEB).
 
Dizem os leigos que o jogador de xadrez tem habilidades distintas das demais pessoas, pois possuem uma inteligência privilegiada. Entretanto essa afirmação não tem nenhuma comprovação científica, logo estes comentários não passam do senso comum. A condição de uma atividade sistematizada prioriza a anulação de chavões como este mencionado anteriormente, através de atividades empíricas eleitas com o intuito de desenvolver competências.
 
Em seu livro Por qué el ajedrez en las escuelas? (Por que o xadrez nas escolas?), Uvencio Blanco (in FILGUTH, 2007), descreve algumas atitudes e valores facilitados pelo xadrez: estudo, verdade, dignidade, criatividade, liberdade, beleza, amizade, sabedoria, autocrítica, solidariedade, saúde, disciplina, justiça, mérito próprio, auto-estima e perseverança.
 
O intuito de realizar o Projeto: Curso de Nível Médio Enxadrístico, com aulas práticas e teóricas para alunos da rede pública estadual, que já tenha conhecimento das regras básicas, objetiva aprimorar as técnicas no campo do conhecimento do jogo de xadrez para a faixa etária de 12 a 16 anos.
 
Acreditamos que aulas de reforço almejam desenvolver as habilidades cognitivas e sociais como condição de transferi-las para o meio escolar, além de corrigir os déficits da aprendizagem.
 
Tomando como referência epistemológica do conhecimento interacionista, Ernesto (2006) define que “o conhecimento é construído pelo próprio sujeito a partir da sua interação com o ambiente: conhece porque atua, atua porque conhece”. Ao compararmos que o estudo deste autor refere-se da interação do meio com as necessidades do sujeito social, vimos a necessidade de acompanhar de perto um grupo em particular de alunos.
 
OBJETIVO GERAL:

Aprimorar as técnicas enxadrísticas a nível intermediário ao aluno da rede pública estadual com faixa etária de 12 a 16 anos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver as habilidades cognitivas e sociais como condição de transferi-las para o meio escolar;
  • Corrigir os déficits da aprendizagem enxadrística, preparando o discente para competições escolares;
  • Priorizar a aprendizagem dos conhecimentos técnicos enxadrísticos para a categoria infantil (12 a 14 anos), assim como determina o regulamento dos Jogos Escolar Brasileiro – JEB.
 PÚBLICO ALVO:
 
Alunos na faixa etária de 12 a 16 anos que estejam devidamente matriculados em escolas públicas estaduais das Gerências Regionais de Educação (GRE) em Teresina e que tenha participado da 1ª etapa da Seletiva JEPEPI 2010.
 
METODOLOGIA:
 
As aulas serão expositivas e prática, fazendo uso do mural didático e jogos de peças.
Serão cadastrados no Curso de Nível Médio os atletas que participaram das seletivas do JEPEPI 2010, com faixa etária de 12 a 16 e que tenham conhecimento das técnicas e regras básicas do jogo de xadrez.
Cada Gerência de Ensino (GRE) em Teresina terá um dia na semana (ver Cronograma) com carga horária semanal de 4 h/a, sendo o local para ministrar as aulas deve ser definido em reunião com os responsáveis e dirigentes.
 Em particular, o curso visa – a longo prazo – preparar talentos para as competições futuras, onde estes grupos deverão representar o Estado.
 
CRONOGRAMA:
 As aulas serão ministradas nos horários: 8:00 às 9:30 h e 10:00 às 11:20 h.
O dia correspondente a cada GRE:
segunda- feira: 4ª GRE;
terça-feira: 19ª GRE;
quarta-feira: 20ª GRE;
quinta-feira: 21ª GRE.
O espaço físico onde deverão acontecer as aulas, será difinido pelos dirigentes das GREs.
 
ORÇAMENTO:

• Um instrutor;

• Um mural didático;

• Cinco jogos de xadrez;

• Espaço físico com mesas e cadeiras.

BIBLIOGRAFIA:

SADLER, Matthew. Xadrez: dicas para iniciantes. Tradução de Paulo Henrique Machado. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FILGUTH, Rubens (Org.). A importância do xadrez. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil – a teoria das inteligências múltipas na prática escolar. Porto Alegre: Arte Médica Sul, 2000.
ROSA NETO, Ernesto. Didática da matemática. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006.


Este Projeto foi apresentado na quarta-feira (14) deste mês na sala da Unidade de Ensino e Aprendizagem (SEDUC-PI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixar em português o nome e a origem (cidade, estado, país). Obrigado.
Leave in Portuguese, the name and the origin (city, state, country). Thank you.
Dejar en portugués, el nombre y el origen (ciudad, estado, país). Gracias.
Partez dans le Portugais, le nom et l'origine (ville, état, pays). Merci.
Verlassen Sie in portugiesisch, im Namen und im Ursprung (Stadt, Zustand, Land). Danke.