27 de junho de 2009

RELAÇÃO DE LIVROS

BIBLIOTECA PESSOAL
(Leia com atenção: nenhum dos livros abaixo serão emprestados)

Prof. Jefferson Miranda[1]

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

( ) BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
( ) BRIZUELA, Bárbara M. Desenvolvendo matemática na criança: explorando notações. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2006.
( ) D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
( ) DUART, Newton. O ensino da matemática na educação de adultos. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
( ) KAMII, Constance. Desenvolvendo a matemática: implicações da teoria de Piaget. Campinas: Papiro, 2005.
( ) LOPES, Celi Aparecida Espasandin (org.). Escrita e leitura na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
( ) MACHADO, Nilson José. Matemática e educação: alegorias, tecnologias e temas afins. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
( ) MIGUEL, Antônio. História na educação matemática. – 1. ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
( ) NASSER, Lilian; TINOCO, Lucia A. A. (Coord.). Argumentação e provas: no ensino de matemática. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática (UFRJ), 2001.
( ) NETO, Ernesto Rosa. Didática da Matemática. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006.
( ) NETO, Ernesto Rosa; MENDONÇA, Eliana Riscalla de, SMITH, Maria Lúcia. Matemática para o magistério. 10. ed. São Paulo: Ática, 1998.
( ) PAIS, Luis Carlos. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
( ) PANIZZA, Mabel (org.). Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Trad. Antônio Feltrin. Porto Alegre: Artmed, 2006.
( ) PARRA, Cecilia [et. al.]. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Trad. Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artmed, 1996.
( ) SCHLIEMANN, Analúcia Dias. Na escola zero, na vida dez. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
( ) SKOVSMOSE, Ole. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
( ) SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
( ) SUTHERLAND, Rosamund. Ensino eficaz de matemática. Trad. Adriano Moraes Migliavaca. Porto Alegre: Artmed, 2009.
( ) TAHAN, Malba. O homem que calculava. 64. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
( ) ZASLAVSKY, Claudia. Jogos e atividades matemáticas do mundo inteiro: diversão multicultural para idades de 8 a 12 anos. Trad. Pedro Theobald. Porto Alegre: Artmed, 2000.

EDUCAÇÃO – PEDAGOGIA – PESQUISA

( ) ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática: os computadores na escola. 3. ed. – São Paulo: Cortez, 2005.
( ) ANTUNES, Antunes. A Memória. Petrópolis: Vozes, 2002.
( ) ANTUNES, Antunes. Como desenvolver conteúdos desenvolvendo as inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes, 2001.
( ) ANTUNES, Antunes. O lado direito do cérebro e sua exploração em aula. Petrópolis: Vozes, 2001.
( ) ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 19993.
( ) ARMSTROG, Alison. CASEMENT, Charles. A criança e a máquina: como os computadores colocam a educação de nossos filhos em risco. Trad. Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
( ) BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projetos de pesquisa: propostas metodológicas. 17. Ed. Petrópolis: Vozes, 1990.
( ) BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2005.
( ) BRU, Marc. Métodos de pedagogia. Trad. Luiz A. Araújo. São Paulo: Ática, 2008.
( ) COUTINHO, Regina Maria Teles. Pedagogia do ensino superior: formação inicial e formação continuada. Teresina, 2007.
( ) DROUET, Ruth Cabiré da Rocha. Distúrbios da aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
( ) DURANT, Will. A história da filosofia. Trad. Luiz Carlos do Nascimento Silva. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
( ) FARIA, Ana Lúcia de. Ideologia no livro didático. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
( ) GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religiões. Trad. Isa Mara Landro. São Paulo: Companhia dos Livros, 2000.
( ) GARCIA SANCHES, Jesú-Nicasio. Dificuldades da aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2004.
( ) GÓMEZ, Ana Maria Salgado; TERÁN, Nora Espinosa. Dificuldades de aprendizagem. Brasil: Grupo Cultural, 2006.
( ) LEVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
( ) LIMA, Lauro de Oliveira. Piaget para principiantes. São Paulo: Summus, 1980.
( ) LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens quantitativas. São Paulo: Saraiva, 1986.
( ) MARCOSSI, Alaíde Madeira [et. al.]. Ensinando à criança: um guia para o professor. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 1976.
( ) MARTINS, Agenor. O que é computador. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
( ) MELLO, Alexandre Moraes de. Psicomotricidade, educação física e jogos infantis. 6. ed. São Paulo: IBRASA, 1989.
( ) MIRANDA, Raquel Gianolla. Informática na Educação: representações sociais do cotidiano. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
( ) MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
( ) MORIN, Edigar. Educação na era plantaria: o pensamento completo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
( ) MORRIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
( ) NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4. Ed. São Paulo: Contexto, 2008.
( ) PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
( ) PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
( ) SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. Petropolis; Vozes, 1997.
( ) SILVA, Isabel de Oliveira e. Profissionais da educação infantil: formação e construção de identidades. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.
( ) SILVA, Isabel de Oliveira e. Profissionais da educação infantil: formação e construção de identidades. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
( ) TACHIZAWA, Tekeshy. Como fazer monografia prática. 12. Ed. – Rio de Janeiro: FGV, 2006.
( ) TZU, Sun. A arte da guerra. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2003.
( ) VASCONCELOS, Eduarda Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
( ) YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. Tradução Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
( ) YOUSSSEF, Antonio Nicolau. FERNANDEZ, Vicente Paz. Informática e sociedade. São Paulo: Ática, 2003.

ESTUDO DO LÚDICO

( ) ABERASTRURY, Arminda. A criança e seus jogos. 2. Ed. Porto Alegre: Arte Médica, 1992.
( ) ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e prática em psicomotricidade: jogos, atividades lúdico, expressão corporal e brincadeiras infantis. 3. Ed. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2007.
( ) ANTUNES, Antunes. Inteligência múltipla e seus jogos: ecológicos. Petrópolis: Vozes, 2006.
( ) ANTUNES, Antunes. Inteligência múltipla e seus jogos: lógico-matemáticos. Petrópolis: Vozes, 2006.
( ) ANTUNES, Antunes. Juegos em a inteligência espacial. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
( ) ANTUNES, Antunes. O jogo e a educação infantil. Petrópolis: Vozes, 2003.
( ) CALLADO, 365 Juegos de todo el mundo. Barcelona: Océano, 2006.
( ) HUIZIINGAN, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 5ª ed. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
( ) LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, jogar e fazer. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
( ) MACEDO, Lino de. Os jogos e lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed: 2005.
( ) MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sicolli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações-problemas. Porto Alegre: Artmed, 2000.
( ) MURCIA, Juan Antonio Moreno (org.). Aprendendo através do jogo. Tradução Valéria Campos. Porto Alegre: Artmed, 2005.
( ) SILVA JUNIOR, Afonso Gomes da. Aprendizagem por meio de ludicidade. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
( ) SOUZA NETO, Georgiano José de. O jogo e o jogar: referências do lúdico no cotidiano. Montes Carlos: Unimontes, 2006.
( ) TUBINO, Manuel José Gomes. Dimensões sociais do esporte. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.


"Quando eu me comunico com criança é fácil porque sou muito maternal. Quando me comunico com adulto, na verdade estou me comunicando com o mais secreto de mim mesma, daí é difícil... O adulto é triste e solitário. A criança tem a fantasia muito solta. "
__________________________________________________________________________________________________________________________

[1] Licenciatura Plena em Matemática (UESPI); Especialista em Educação Matemática (UFPI); cursando especialização para acesso ao Mestrando em Ciências da Educação (FORUM/LUSÓFINA-PI); professor da SEDUC/PI (fevereiro/93), onde é professor-instrutor da Sala de Apoio Técnico-Pedagógico do Projeto Xadrez na Escola (MEC/SEDUC, efetivo de março/93); professor de EJA (SEMEC, efetivo de março/94), professora da FAEPI; pesquisador em Etnomatemática, Atividade lúdicas no processo ensino-aprendizagem, Tecnologias da Informação e Comunicação.E-mails: xadrezdopiaui@hotmail.com, Jefferson_faepi@hotmail.com, (86) 9926-0905.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixar em português o nome e a origem (cidade, estado, país). Obrigado.
Leave in Portuguese, the name and the origin (city, state, country). Thank you.
Dejar en portugués, el nombre y el origen (ciudad, estado, país). Gracias.
Partez dans le Portugais, le nom et l'origine (ville, état, pays). Merci.
Verlassen Sie in portugiesisch, im Namen und im Ursprung (Stadt, Zustand, Land). Danke.